quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Plaza recebe exposição Tributo ao Impressionismo

A arte das telas invade novamente o Plaza Shopping, em Casa Forte. Desta vez, o Piso L1 recebe a exposição inédita Tributo ao Impressionismo, que começa na sexta, 02 e segue até dia 11. A mostra coletiva abriga diversos quadros pintados por alunos do ateliê do artista plástico pernambucano Gilson Braga. Ao todo 42 peças, que serão divididas em duas etapas da exposição. A primeira começa dia 02 e termina dia 06 e a segunda parte da mostra, de 07 a 11, no mesmo horário de funcionamento do Plaza, com visitação gratuita.

Utilizando técnicas em óleo e acrílico sobre telas, as obras medem o tamanho padrão de 60X80cm e não serão comercializadas durante o evento.

O objetivo da exposição, assim como o nome já diz, é fazer uma releitura dos mestres impressionistas, que fundaram o movimento artístico na Europa, no século XIX, como Leonardo Da Vinci e Monet e no Brasil, Anita Malfatti e Eliseu Visconti.

A luz e o movimento são algumas das principais características desta pintura, assim como, prevalece a cor natural, a presença da natureza, as transparências luminosas, a claridade das cores. É a sugestão de felicidade e de vida harmoniosa que transparece nas imagens criadas pelos impressionistas. “Um dos movimentos que mais gera fascínio é, sem dúvida, o impressionista. Talvez pelos seus precursores ou, quem sabe, pelo estilo de suas pinceladas soltas, descompromissadas com a pintura realista ou acadêmica”, explica Gilson Braga, que já tem mais de 30 anos de carreira e há 15 é professor de artes plásticas.

O Movimento - Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura européia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet. Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da Academia. Baseada na experiência visual direta da natureza, o Movimento dá nova visão conceitual: ela é o que vemos ou sentimos. A unidade da obra está na linguagem da pintura, nos elementos que a compõem.

A arte alegre, vibrante e moderna dos impressionistas enche os olhos de cor e luz. Eles não se preocupam em discutir em sua arte os dramas humanos, políticos e sociais da época. Pode-se dizer que foram alienados políticos, inaugurando uma arte de caráter decorativo.

Os impressionistas procuravam retratar em suas telas os reflexos que a luz do sol produz nas cores da natureza. Assim, os impressionistas adotaram uma concepção dinâmica da cor. A luz solar ao incidir sobre os elementos coloridos da natureza, remete diferentes tonalidades, provocando reflexos simultâneos e colorido.

Serviço
Exposição Tributo ao Impressionismo
De 02 a 11 de outubro
Plaza Shopping
Rua Dr° João Santos filho, 255, Casa Forte, Recife – PE
Acesso gratuito
Site: www.plazacasaforte.com.br
Informações:  (81) 3265.8100