segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Empresas de bens de consumo da América Latina transformam seus negócios com a SAP

A SAP identificou as necessidades de negócios mais frequentes entre empresas do setor de bens de consumo e desenvolveu uma carteira de soluções e serviços que atendem os requisitos específicos do segmento. Entre eles, estão aplicativos para a gestão da cadeia de valor, cumprimento das normas, Business Intelligence e uma visibilidade maior das interações com os clientes.

Por esta razão, cresce cada vez mais na América Latina e em todo o mundo, o número de companhias do segmento que escolhem as soluções da SAP para otimizar os seus processos, do início ao fim. Entre os mais de 5 mil clientes do setor estão empresas como a brasileira Brasil Foods, a argentina Molinos Río de la Plata, a venezuelana Empresas Polar e a mexicana Coca-Cola FEMSA.

“A gestão correta da cadeia de suprimento (SCM) é imprescindível para reduzir os tempos de estoque, diminuir os custos de fabricação e aumentar a eficiência, principalmente neste segmento”, comentou Miguel Cruz y Celis, vice-presidente da Vertical de Indústrias da SAP Latin America. Os dados fornecidos por uma pesquisa de benchmarking realizada pela SAP e pela ASUG (Associação de usuários da SAP nas Américas) com cerca de 200 empresas do setor revelaram que os clientes SAP têm, em média, custos de planejamento da cadeia de suprimento 15% mais baixos do que outras companhias.

Mais de 87% das principais 500 empresas do setor administram os seus negócios com sistemas da SAP. “Temos uma carteira completa de ferramentas para ajudá-las a se tornarem empresas mais ágeis e eficientes, com maior produtividade e melhores resultados”, afirma Cruz  y Celis.

A era da inteligência - Em um cenário de incerteza econômica, é mais importante do que nunca ter visibilidade sobre o negócio para a tomada de decisões mais assertivas. As soluções de Business Intelligence da SAP BusinessObjects exercem um papel fundamental neste cenário.. Outra pesquisa realizada em parceira pela SAP e a ASUG mostrou que as empresas do setor de bens de consumo que pouco utilizam soluções de Business Intelligence, conseguem aumentar em até 11% as suas receitas com um incremento de 9% na margem operacional, enquanto as que utilizam as soluções de forma intensiva alcançam 16% de melhoria nas receitas e 18% na margem operacional.

Da mesma maneira, companhias que utilizam as ferramentas BPC (planejamento e consolidação dos negócios) da SAP BusinessObjects têm uma margem operacional 15% maior e um crescimento de receitas até 50% superior ao daquelas que não as utilizam.

A argentina Molinos Río de la Plata, por exemplo, precisava eliminar os processos manuais de tratamento das informações e obter uma plataforma única de Business Intelligence para processar e armazenar dados de gestão provenientes de fontes heterogêneas. “Conseguimos aplicar Business Intelligence aos três níveis de informação: estratégico, tático e operacional, alcançando uma estrutura integrada, transparente e mais eficiente”, destacou Gerardo Dall´ Orso, gerente de sistemas da Molinos Río de la Plata. Além disso, a Molinos Río de la Plata conseguiu com aprimorar sua tomada de decisões em tempo real, conhecer melhor os clientes e, como resultado, criar estratégias inteligentes de marketing.

Foco nos clientes - A Brasil Foods, companhia resultante da fusão da Perdigão com a Sadia, é uma das maiores produtoras de alimentos da região. Nos últimos oito anos, a empresa lançou entre 20 e 40 produtos por ano. “Como empresa de bens de consumo, nossa participação no mercado está estreitamente ligada à nossa rede de distribuição”, explicou Antonio Zambelli, diretor de marketing da companhia. A Brasil Foods decidiu que a resposta para aprimorar a gestão do relacionamento com os clientes era a solução SAP CRM. “Foi a melhor ferramenta para aumentar o valor agregado da nossa rede”, comentou Zambelli.

A empresa saiu do modelo típico de negócios push, no qual o canal promove agressivamente a existência dos produtos, para um esquema de produção pull, apoiado pela TI e por um conjunto completo de soluções SAP Business Suite que permitem, com base em ferramentas de planejamento e otimização avançados, a produção exata do que é necessário para atender a demanda. Deste modo, ajustou custos de estocagem, maximizou a produção, aumentou a fidelidade de seus clientes e ganhou competitividade em um mercado cada vez mais difícil.

Além disso, graças à funcionalidade SAP NetWeaver incluída no SAP CRM, a Brasil Foods conseguiu equipar a sua força de vendas com dispositivos handheld, de tal modo que as informações coletadas no campo viajam diretamente até os sistemas centrais, onde são utilizadas para a tomada de decisões, inclusive as estratégicas, em tempo real.

E se a questão é atender melhor os clientes, nada mais importante do que ter uma visibilidade clara sobre todas as interações entre eles e a empresa. O recurso Direct Store Delivery (DSD) surgiu para o setor de bebidas. Integra os sistemas back-end de TI com dispositivos móveis para oferecer todas as ferramentas necessárias que os distribuidores e representantes de vendas necessitam para tomar decisões e fechar transações. Deste modo, é possível abrir pedidos no dispositivo móvel e, imediatamente e sem a interferência de erros, ativar os processos envolvidos na compra e entrega direta nos sistemas centrais.

Por exemplo, a Empresas Polar, fundada na Venezuela em 1941 como Cervecería Polar, utiliza SAP DSD para integrar todos os seus modelos de distribuição com menos componentes e maior capacidade de gerenciamento. Entre as necessidades da Empresas Polar estavam a de tornar as rotas de seus veículos mais eficientes, impulsionar as vendas e melhorar os serviços para os clientes. “DSD era o elo que faltava para cobrir todos os processos de transações da nossa cadeia de valor na SAP”, esclareceu Alejandro Bombaci, CIO da Empresas Polar. “A integração total de todos os processos de negócio proporciona visibilidade instantânea de todas as atividades internas e das interações com os clientes. Iniciamos a implantação com Alimentos Polar e posteriormente estendemos o uso de DSD para os dispositivos móveis do nosso negócio de refrigerantes, PepsiCola Venezuela, que acaba de terminar a migração de suas operações comerciais para DSD”.

No caso da Coca-Cola FEMSA, que é a segunda maior engarrafadora do mundo em termos de volume de vendas e a maior da América Latina, a plataforma SAP permitiu que ela padronizasse as práticas de negócio em todas as áreas da organização e conseguisse um alinhamento com as práticas mundiais. Hoje em dia, a Coca-Cola FEMSA utiliza com sucesso tanto a solução IS-Beverage na plataforma SAP R/3 4.6C como DSD (Direct Store Delivery) com a versão SAP ECC 6.0, em uma iniciativa importante de implantação destas soluções nos nove países onde funciona. Isto lhe permite administrar um volume elevado de informações com desempenho excelente, tanto em seus processos financeiros de negócios, como nos de logística.

Sobre a SAP - A SAP é líder mundial em software de negócios*. Oferece aplicações e serviços que permitem a empresas de todos os portes em mais de 25 setores da indústria gerir seus negócios de forma muito mais eficiente. Com mais de 92.000 clientes em mais de 120 países, a companhia tem suas ações negociadas em diversas bolsas de valores em todo o mundo, incluindo a Bolsa de Valores de Frankfurt e Nova York (NYSE), sob o símbolo "SAP”. Para obter mais informações, visite o site www.sap.com