sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Festival Canavial 2009

A região da Zona da Mata Norte do Estado - especificamente as cidades de Nazaré da Mata, Vicência, Goiana, Condado e Aliança – reunirá de hoje até o dia 05 de dezembro toda a riqueza cultural local no Festival Canavial 2009. Uma programação diversificada que abrangerá música com o lançamento dos CD´s Maracatu Atômico – Kaosnavial de Jorge Mautner e o Maracatu Estrela de Ouro e Pretinhas do Congo de Goiana; danças com os encontros de coco de rodas, maracatus e caboclinhos; oficinas, aulas-espetáculo e seminários de formação de cultura popular.

Outra proposta interessante da programação do Festival é o projeto itinerante Caminhos do Canavial, uma espécie de ônibus-biblioteca, devidamente padronizado, onde educadores levarão o fomento à leitura para onde não se tem acesso, a exemplo de engenhos, assentamentos e comunidades rurais. “O festival tem acima de tudo, um cunho educacional, com uma programação diversificada montada na maioria das vezes dentro do próprio canavial”, diz um dos organizadores do projeto, o produtor cultural Afonso Oliveira.

A última edição do festival aconteceu em 2007, mas a atividade começou a fazer parte da cena cultural da Zona da Mata Norte em 2006. O objetivo do Festival Canavial é contribuir com a Política Cultural da região hoje integrada no Movimento Canavial, ação responsável pela existência do grande número de projetos executados pelos diversos Pontos de Cultura e grupos Culturais.

“Grande parte da programação desenvolvida para o Festival Canavial se apresenta através de projetos premiados pelo Ministério da Cultura e pela Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco), discussões, seminários, oficinas artísticas, consolidando uma política para a Zona da Mata Norte”, esclarece Afonso Oliveira. A Mata Norte vem há 15 anos expressando uma das cenas culturais mais ricas de Pernambuco.

“É hoje a região de maior produção cultural fora da Região Metropolitana e o Festival é um panorama desse movimento”, lembra Oliveira. As atrações se concentrarão em sete pontos de cultura escolhidos pelo Ministério da Cultura e pela Fundarpe, pelas escolas públicas, praças, engenhos, distritos e sedes dos grupos culturais.

Os pontos de cultura são iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil que firmam convênio com órgãos de cultura do Estado e Ministério da Cultura para articular e impulsionar ações que já existem nas comunidades envolvendo Arte e Educação, Cidadania com Cultura e Cultura com Economia Solidária.

A realização do festival é da Associação Reviva, Afonso Oliveira Produção Cultural, Ponto de Cultura Estrela de Ouro e Pontão de Cultura Canavial. Patrocínio do Ministério da Cultura, através da Secretaria da Identidade e Diversidade e Programa Cultura Viva. Produção da Pentagrama. O apoio é dos Ministérios do Turismo, Fundarpe, Governo do Estado de Pernambuco, Pontos de Cultura da Zona da Mata Norte e prefeituras de Nazaré da Mata, Goiana, Condado, Vicência e Pesqueira.

A abertura do Festival Canavial será em Vicência, hoje, no Ponto de Cultura Engenho Poço Comprido, numa celebração ao Dia da Consciência Negra, já que nessa data se reverencia Zumbi dos Palmares, líder negro desde a época da escravatura que recebe homenagens em todo o país no mês de novembro.

Serviço
Festival Canavial 2009
De 20 de novembro a 05 de dezembro
Cidades: Vicência, Aliança, Condado Goiana e Nazaré da Mata
Informações: (81) 3222.5571
www.estreladeouro.org.br