segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Jornalista Eduardo Ferrari lança o livro “Interlocutores”

Capa%20bx Obra busca orientar o relacionamento entre empresários e jornalistas

Cada vez mais as organizações compreendem a importância do relacionamento com a imprensa. Mas muitas não sabem como estabelecer e manter essas relações. Inspirado em algumas dessas realidades e em diversos manuais corporativos de assessoria de imprensa, o livro “Interlocutores – Desafios e oportunidades na relação com a imprensa”, do jornalista Eduardo Ferrari disponibiliza ferramentas para dar suporte aos empresários nesse contexto.

O livro, da Medialuna Editora, que será lançado no próximo dia 25 de novembro, às 19h, no Espaço Cultural Terraço Leitura é o segundo do autor, que já lançou “Só em Beagá”, no ano passado. 

Apresentado pelo gerente geral de comunicação da Vale, Paulo Henrique Soares, e pela diretora de Comunicação do banco Bonsucesso, Alexia Duffles, o livro é fruto de quase duas décadas de vivência na área de comunicação social de grandes corporações empresariais onde atuou e das conversas com os colegas de profissão.

Atual, “Interlocutores” aborda desde questões básicas, porém fundamentais para a compreensão da relação organização- imprensa, passando pelo complexo dia-a-dia de fontes, jornalistas e entrevistados, sem deixar de abordar temas polêmicos como a diferenciação do jornalismo e da publicidade e a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para exercer a profissão.

O autor   ressalta que investir na capacitação e no conhecimento como forma de contato com os jornalistas, provavelmente o mais importante público formador de opinião que existe, é investir na própria carreira profissional. “Acredito que o livro demonstra que o jornalismo, ao contrário do que decidiu o Supremo Tribunal Federal quando extinguiu a obrigatoriedade do diploma, não é uma profissão apenas para quem sabe escrever ou acha que escreve bem. É sim uma vocação que exige conhecimento, clareza de pensamento e técnica na apuração e produção das informações que serão veiculadas”, define. 

Sobre o autor - Eduardo Ferrari atualmente ocupa a Gerência de Comunicação Corporativa do Banco Bonsucesso. Formado pela PUC-MG e com MBA em Marketing pela UFMG, já atuou na comunicação de empresas como Telemig Celular (atual Vivo), Brasilprev Seguros e Previdência (empresa do Banco do Brasil) e Companhia Vale do Rio Doce, além de órgãos públicos como Prefeitura de Belo Horizonte e Governo de Minas. Foi colaborador em Belo Horizonte da agência internacional de notícias “Reuters”, entre os anos de 1999 e 2005. Sua trajetória profissional inclui nove cases vencedores do Prêmio Aberje em categorias de Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Brasil.

Serviço
Lançamento: “Interlocutores – Desafios e oportunidades na relação com a imprensa”, de Eduardo Ferrari
25 de novembro
Às 19h
Espaço Cultural Terraço Leitura
Av. do Contorno, 6061, Savassi, Belo Horizonte – MG
Entrada Franca