sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Murillo La Greca oferece oficina para crianças de Vila Vintém

Em parceria com a Associação AcordArtes e o Consulado da França, o Museu Murillo La Greca (MMLG), no bairro do Parnamirim, está oferecendo a Oficina Abecedário - Arte e Pesquisa Lingüística para nove crianças da comunidade Vila Vintém, localizada ao lado do Museu. O curso, que acontece sempre das 14h às 15h30, todos os dias até o próximo dia 27. O objetivo é aproveitar o Ano da França no Brasil para divulgar a cultura francesa entre as crianças, numa pesquisa linguística em torno das letras do alfabeto, construindo um abecedário bilíngue franco-brasileiro.

A oficina é composta de duas turmas, uma de adolescentes e adultos, que abordará o tema Expressões Populares, e outra para crianças de 8 a 12 anos, com o mote Animais Extraordinários. Segundo a artista plástica e fotógrafa francesa Dominique Berthé, que ministra as oficinas em parceria com a arte-educadora Lúcia Soares, as oficinas conseguem despertar o imaginário dos alunos, principalmente das crianças. “Elas têm muita curiosidade de descobrir uma nova língua e gostam de trabalhar as técnicas de desenho e pintura. Escolhi o tema dos animais porque é lúdico e facilita o aprendizado”, explicou Berthé. Durante as aulas, as crianças são familiarizadas com os nomes dos animais em português e em francês, através de cada letra do alfabeto. Para despertar a criatividade, elas são incentivadas a colorir seus desenhos e testar técnicas de pintura, explorando texturas e cores.

Já o público adulto vai trabalhar palavras francesas interadas ao vocabulário brasileiro; expressões idiomáticas com correspondências nas duas línguas; expressões atuais, populares ou regionais; e ainda invenção de palavras franco-brasileiras. Já as crianças vão ser apresentadas a palavras de um mesmo significado, de grafia diferente, que nas duas línguas começam pela mesma letra; às palavras de grafia próxima, mas com sentido diferente, invenção de palavras franco-brasileiras e a partir de uma letra; além de criação de animais extraordinários, inspirados de lendas regionais dos dois países. “Como já desenvolvemos um trabalho com a comunidade da Vila Vintém, vislumbramos a oportunidade de oferecer essa oficina para esses alunos, que já são regulares do Museu. A idéia é trabalhar a questão da formação artística e visual com a possibilidade de intercâmbio lingüístico”, explicou Gleyce Heitor, coordenadora do Núcleo de Arte e Educação do MMLG.

O resultado da oficina será exposto no Museu no dia 09 de dezembro, numa mostra que reunirá os trabalhos deste e dos dois cursos anteriores.