sábado, 14 de novembro de 2009

Pernambuco ganha 2ª edição do maior evento de moda ao ar livre do Nordeste

Moda Recife 2009 acontece nos dias 25, 26 e 27 de novembro, na Torre Malakoff

Com investimento de um milhão e duzentos mil reais, o Recife sedia a II edição do Moda Recife 2009. A escolha pela capital pernambucana não se deu de forma aleatória, segundo dados do IBGE, Toritama, no Estado, é responsável por 16% do jeans fabricado no país. O evento, na Torre Malakoff, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, vai colocar em evidência, 36 empresas que fazem moda pernambucana.

O espaço fisco da Torre Malakoff será utilizado graças ao patrocínio da Fundarpe, que vai movimentar no local, o Fórum de Discussões sobre os Projetos de Moda para 2010, apoiados pelo FUNCULTURA. A iniciativa visa gerar um novo formato de produzir e mostrar moda com ênfase na cultura e seus valores nobres, ao invés de pensar só no conceito roupas. Esta exposição inova na forma e vai intensificar os conteúdos.

Haverá fotografia, instalações de moda, performances, projeções de vídeos para reflexão de temas ligados à moda, resultando numa experiência inovadora e comprometendo os atores da cadeia produtiva de vestuário a ver e mostrar moda enquanto valor cultural, atitude intelectual, comportamento inovador e não apenas, só roupas e acessórios pois, este formato, já será apresentado nos desfiles que acontecem na área externa. De acordo com Magna Donato, estilista e representante da Fundarpe, o objetivo destas ações é criar um grupo de artistas que pode crescer conforme o afinamento com a vanguarda da proposta.

O Centro de Design do Recife vai disponibilizar muita bagagem de estilistas e designers que serão projetadas em vídeos na exposição que acontece na Torre Malakoff.

O Moda Recife 2009 contará também, com uma super estrutura de 1.500m2 de área construída, na parte externa do prédio histórico, com a passarela voltada para a tradicional rua do Bom Jesus, no bairro do Recife. No local acontecem os desfiles, com 40 modelos pernambucanos, das 16h às 20h, com acesso aberto ao público. Serão 12 desfiles diários, com 15 looks cada, de estilistas pernambucanos e marcas diversas que premiam a moda praia, lingerie, jeans e roupas femininas e masculinas.

Os estilistas pernambucanos Melk Z-DA e Jailson Marcos, mostram suas coleções no Moda Recife, além de outras marcas como Gertrudes, Mia, Espaço Elas, Club Noir, Madame Surto, Santa de Roca, Clash, Manoel Ozi, Zagnetron, DTS, Niran, Coesão, Kikorum Jeans, Michele Lingerie, Iska Viva, Maria Pijama, Babilônia, Script, Mota Pinho, Bicho Radical, Spot Company, Renda de Agulha, Adri-K, Ateliê, Fera Surf Wear, Pactual, Refazenda, Rota do Mar, Vagamundo, Scaven, Corpo Seguro, Dijoly, Movimento e Seaway. A escolha dos modelos pernambucanos, realizada pelo diretor e idealizador do Moda Recife, Ricardo Coller, contou com a participação do cast das agências EP Models, Júlio Aguiar Scouting e Mega Models.

De acordo com a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio- PE), a última pesquisa realizada sobre o comércio da Região Metropolitana do Recife, referente ao mês de setembro/2009 aponta que dos vários ramos de atividades pesquisados, vestuário e tecidos, encontram-se no segmento de Bens de Consumo Semiduráveis, que juntamente com os setores de calçados e livrarias, representam cerca de 11,64% da estimativa do total faturado no varejo. “O faturamento global no mês de setembro dos setores de tecido e vestuário movimentam juntos, cerca de R$ 21 milhões”, afirma o coordenador do Centro de Pesquisa da Fecomércio, Urbano Cabral.

Ricardo Coller, diretor e idealizador do Moda Recife, conseguiu atrair patrocínios importantes para repetir o sucesso da primeira edição, que aconteceu, ano passado, em dois dias, no Pátio da Basílica do Carmo, no centro do Recife. O Moda Recife 2009 conta com parceiros importantes como o Governo do Estado através da AD-Diper e Fundarpe, Sebrae-PE e Fiepe. O Sindicato das Indústrias de Confecções de Pernambuco (Sindivest-PE) e o Sindicato da Indústria Têxtil de Pernambuco (Sindtêxtil –PE) realizam o evento e a Casa de Produção assina a criação e organização do Moda Recife. “As parcerias e o crescimento do evento, são fruto do sucesso da primeira edição. Ampliamos a estrutura e os investimentos, de R$ 500 mil para um milhão e duzentos mil reais, ganhamos mais um dia e conseguimos reunir mais empresas que fazem moda pernambucana, duplicando o número de marcas que passou de 18 para 36”, comemora Coller.   

O profissional, com experiência no mercado de eventos há 14 anos,  garante que o Moda Recife 2009  tem como meta valorizar a moda produzida pelas empresas pernambucanas e os modelos locais. Mas, as marcas que atuarem no evento podem trazer seus nomes nacionais para figurarem na sala vip e realizarem ações promocionais. Apenas eles não subirão à passarela. "Queremos que as grandes estrelas sejam os modelos pernambucanos", salienta Coller.

Pernambuco tem o que mostrar. A moda feita no Estado é exportada para todo o país e fora dele. Prova disso, é que o coordenador de moda do evento, o estilista pernambucano Melk Z-DA, já conquistou o seu espaço nos grandes eventos de moda no país e relança, em sua terra natal, a coleção que apresentou recentemente no Fashion Rio. "Queremos mostrar ao público que a moda pernambucana tem excelente qualidade e as marcas têm tido a preocupação de contratar profissionais sérios como consultores para lançar suas coleções que não ficam nada a dever as marcas do eixo Rio/São Paulo. A moda vestida pelos consumidores que freqüentam o centro da cidade não vem de fora e sim da nossa capacidade criativa e de alta qualidade", afirma o estilista.

Fredi Maia, diretor do Sindivest e um dos realizadores do evento, ressalta que o objetivo do Moda Recife é mostrar qualidade, conceito e o estilo da moda produzida pelas empresas pernambucanas.

O evento, localizado no bairro do Recife, visa alcançar a diversidade das classes A, B C e D, que circulam diariamente no centro, em busca de novidades. Ultimamente tem se notado um crescimento no consumo das classes C e D e, os setores de bens semiduráveis, onde o vestuário se insere, sempre se encontra em ascensão. O Moda Recife 2009 tem o objetivo de colocar as empresas que fazem moda pernambucana, ainda mais, em evidência.

De acordo com a curadora do Moda Recife, Maria Alice Rocha, PHD em design de moda e responsável pelo conceito do evento, esta iniciativa é universal e democrática, assim como o nosso carnaval, porque é aberta ao público. “O Moda Recife é um evento peculiar, de uma diversidade enorme, que reflete as manifestações artísticas e culturais de nosso Estado em forte tendência na moda”, filosofa.

Moda Recife 2009 - A segunda edição do Moda Recife  contará com equipamentos de alta tecnologia e estrutura completa para receber modelos, equipe de produção,  numa área construída de 1.500m², na parte externa da Torre Malakoff, no bairro do Recife. Para receber os desfiles, será montada uma passarela de 20 mX 2m, coberta e laminada, com um painel de LED de alta definição com 3.50mX 2.50m, onde serão veiculadas as marcas que estarão na passarela e, nos intervalos, filmes do evento e dos patrocinadores.

Além do lounge principal, haverá espaços para os patrocinadores, sala de imprensa, com seis computadores e internet banda larga, seis banheiros e camarim dos modelos, Mas, a estrutura deste ano traz uma novidade: duas arquibancadas de 25 metros, com quatro degraus cada uma, colocadas nas laterais da passarela, servirão para abrigar de 600 a 700 pessoas por dia. A empresa responsável pela estrutura da passarela, som, luz e imagem é a Lamp, pilotada pelo administrador George Vila Nova.

A DJ Isabela Almeida, filha do maestro Cussy de Almeida e especialista em música eletrônica, aceitou o desafio de produzir 36 trilhas diferentes para embalar os desfiles do Moda Recife 2009. Há 7 anos nesta profissão, a DJ e estudante de produção fonográfica tem feito uma pesquisa minuciosa sobre as trilhas utilizadas em eventos como a Semana de Moda de Milão, São Paulo Fashion Week, Fashion Rio, entre outros. “Vou tentar regionalizar, pernambucanizar mesmo as trilhas dos desfiles que vão apresentar um moda mais artesanal. Alceu Valença, em ritmo de forró, assim como, as bandas locais Joseph Tourtoe, Suíte Funny Adams, entre outras, farão parte destas trilhas”, ressalta a profissional.

O lounge será novamente projetado por André Palma. O profissional, expert neste quesito, devido a localização do evento, vai utilizar na montagem do espaço, um estilo Nave, com conceito marine, sob uma quase monocromia de azuis. O local irá unir elementos naturais como folhagens, cachos de côco, peças de artesanato alusivas a referência marinha, cerâmica crua em vasos, além de tecidos fluidos, rústicos e estampados. Arranjos com flores tropicais, móbiles com formas marinhas e geométricas em MDF na cor branca, além de pufes na mesma cor, dividirão o espaço com peças religiosas que representarão o nosso sincretismo, numa alusão as religiões católica e espírita. Velas cachepots complementam o cenário paradisíaco que será montado no lounge do Moda Recife 2009.

Haverá serviços de buffet para atender os convidados da sala vip e jornalistas. No menu, também assinado por André Palma, cardápio leve e regional e sucos de frutas tropicais, além de água de côco e águas aromatizadas com capim santo, laranja, limão, canela e hortelã. Entre as iguarias que serão servidas frutos do mar, polenta cremosa de queijo com cioba desfiada, voi-lo-vant de aratu, wrapes de atum com saladinhas, tarteletes de bacalhau com damasco, entre outras delícias. A segurança é outro item a ser destacado. "Cerca de 50 profissionais trabalharão por dia no evento", anuncia Ricardo Coller.

O Moda Recife foi criado com o objetivo de mostrar e alavancar a moda de qualidade feita pelas empresas pernambucanas, com desfiles das coleções Primavera/Verão, visando também, integrar o calendário de eventos anuais do Estado, no mês de novembro. "Estou muito satisfeito com esta segunda edição do Moda Recife, que só fez crescer e, ao que tudo indica, já conseguimos atingir nossos objetivos em quase toda a sua totalidade. Provavelmente, já no ano que vem, integraremos a programação anual de eventos do Estado”, comemora o diretor e idealizador do Moda Recife, Ricardo Coller.

Produção - Toda a concepção e produção do evento Moda Recife 2009 foi feita pelo diretor e idealizador do evento Ricardo Coller, da Casa de Produção. Coller já prestou serviços para grandes empresas e marcas. Como diretor executivo, desenvolveu o catálogo do estilista Walter Rodrigues para o verão 2007, quando de sua coleção no Fashion Rio e Nova Iorque. Coordenou também, o desfile para Fause Haten; atuou como editor de moda para a Revista Portuguesa The Club, esteve presente na Direção e produção do Cult Plaza, evento para lançamento no Recife, do livro de etiquetas e comportamento de Claudia Matarazzo, assinou produções de lançamento da Tommy Hilfiger no Brasil. À frente da Casa de Produção também atua em realizações corporativas para clientes como Shopping Recife, Banco BGN S/A,Banco Gerador, Handara Jeans, Loreal, entre outros.

Serviço
II Edição do Moda Recife
Dias 25, 26 e 27 de novembro 
Torre Malakoff, bairro do Recife
Das 16h às 20h
Acesso gratuito
Informações: (81) 3088.3702