domingo, 13 de dezembro de 2009

Conexão VIVO – Circuito Off feira espalha música pelo Recife

Começou na última quarta a Feira Música Brasil, a mais importante feira de negócios da cadeia produtiva da música já realizada no país. Com uma shows, debates, paineis, rodada de negócios e diversos expositores, a FMB tem em sua programação complementar o Conexão Vivo Circuito OFF Feira, uma iniciativa da Vivo voltada ao desenvolvimento do setor musical brasileiro, realizando uma série de shows em nove locais no Recife e em Olinda.

O evento conta com mais de 40 artistas e DJs, entre patrocinados pela Vivo, convidados nacionais e selecionados por edital. A escolha destes últimos foi realizada a partir do trabalho de dez curadores do Conselho Provisório da Rede Música Brasil, que indicaram 70 nomes dentre os mais de 800 inscritos. Desse universo, a Funarte, o Conexão Vivo e a produção local do Recife selecionaram 23 artistas, respeitando os critérios de diversidade de gêneros musicais e da participação de artistas de Pernambuco.

Conexão Vivo - O Conexão Vivo é um programa que busca integrar, transformar e inovar as formas de relacionamento com o ambiente da música a partir dos elos da cadeia produtiva. Criadores, editoras, gravadoras, empresas de veiculação e distribuição física e virtual, consumidores e o poder público são convidados a participar da construção de uma rede inédita e de uma plataforma de difusão e negócios inovadora e replicável.

O Conexão Vivo, ao fazer uma clara opção pelo setor independente – responsável por mais de 80% da produção nacional – mantendo o link com os artistas consolidados, busca revelar e difundir a música produzida no país, assumindo como ponto de partida o respeito à identidade e à diversidade e o fomento ao relacionamento entre propostas artísticas inovadoras, representativas de determinadas regiões e de cenas culturais emergentes.

O conjunto de ações do programa tem como resultado tangível encontros musicais memoráveis, intercâmbio de idéias, novos negócios, capacitação, visibilidade e difusão em massa dos projetos artísticos. Os processos desenvolvidos são caracterizados pela interação com novas mídias, o uso de tecnologias móveis e de ferramentas interativas, disponibilizadas com o objetivo de contribuir para as redes sociais formadas por meio do interesse público pela música.

Em consonância com os seus conceitos, o Conexão Vivo amplia sua rede de relacionamentos e passa a integrar, em sua nona edição, festivais independentes de todo o Brasil. A entrada de Festivais para a rede Conexão promove uma articulação nacional que busca descentralizar a produção musical e potencializar as ações em rede de gestores e produtores culturais.

As interfaces resultantes dessa articulação abrem e estimulam espaços para o diálogo e para o debate dos novos movimentos do setor, além de promover a capacitação aos envolvidos. A proposta é integrar festivais de perfis diferentes de modo que eles possam gerar ações complementares uns aos outros, promovendo o intercâmbio de artistas e contribuindo para a promoção da diversidade artística. Esse movimento é acompanhando de uma articulação com as entidades e movimentos que já vem atuando junto aos Festivais, como a Abrafin – Associação Brasileira de Festivais Independentes e o Circuito Fora do Eixo.

Os primeiros festivais a integrar a rede vem de vários cantos do país. Da região Nordeste, No Ar Coquetel Molotov (Permambuco), do Norte, Se Rasgum (Pará) e, do Sudeste, estão presentes Jambolada, Arte na Praça, Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe e 53 HC (Minas Gerais) e Omelete Marginal (Espírito Santo). O Conexão Vivo acredita que a ação coletiva e o trabalho com projetos agrupados trazem benefícios para todos e geram oportunidades múltiplas de compartilhamento e troca.

Programação Conexão VIVO

Recife e Olinda – Até 13 de dezembro

TORRE MALAKOFF: Praça do Arsenal – Recife Antigo - Acesso gratuito

Domingo - 13/12: 22h - Patrícia Polayne (SE)/ 23h - Marku Ribas (MG)

ARMAZÉM 14 – ACRE / Estúdio Das Caverna - Av. Alfredo Lisboa – Recife Antigo

Domingo - 13/12: 12h às 19h - Gravação de Grupos Selecionados/ 19h30 às 21h - Estúdio Livre

Domingo - 13/12: 01h - Catarina Dee Jah (PE)/ 02h - DJ Val (PE)/ 03h - DJ Lucio K (RJ)/ 05h - Gabi Amarantos e Tecnoshow (PA)

BURBURINHO - Rua Tomazina – Recife Antigo

Domingo - 13/12: 23h - Brasov (RJ)/ 00h00 - Júlia Says (PE)

ALTO JOSÉ DO PINHO - Rua Severino Bernardino Pereira – Alto José do Pinho – Casa Amarela - Acesso gratuito

Domingo - 13/12: 17h - Maracatu Estrela Brilhante (PE)/ 17h45 - Jorge Riba (PE)/ 18h45 - Visitantes (SP)/ 19h45 - Brasov (RJ)