sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Gafes de fim de ano: o segredo é não exagerar

Em outubro deste ano, o Brasil inteiro acompanhou o caso Geyse Arruda, garota que foi à faculdade com um vestido pink e extremamente curto. Os atos de violência e discriminação com a estudante promoveram grande repercusão. Provavelmente todo mundo também conhece ou já presenciou alguma situação embaraçosa, causada pela má postura no comportameno ou uso de roupas inadequadas,  tão comuns, principalmente, no final do ano, data de inúmeras festas familiares e confraternizações empresarias.

Estar atento a estes detalhes podem evitar muitos constrangimentos. A consultura de imagem e personal de estilo, Gisele Pedrosa, aponta que utilizar de elegância para estes momentos nunca é demais. “Não é de hoje que, todos sabemos, as roupas são como códigos. Consciente ou inconsciente, todos nós sabemos que o ato de vestir não é meramente cobrir e proteger o corpo do frio ou calor. “As roupas transmitem mensagens”, afirma a consultora, que atua na Shazadi, espaço localizado em Lourdes e que reúne loja, auditório para palestras, mini SPA, boutique sensual, entre outros.

Um das maiores preocupações nas festividades é como se comportar nas confraternizações das empresas. Para isso, Gisele acrescenta que cuidar da imagem nestes momentos é essencial. “Um funcionário que se veste bem e se mantém centrado mesmo na hora de descontração, ou seja, age de forma adequada no meio corporativo, é mais valorizado que outro que se veste ou se comporta de maneira descuidada, irônica ou agressiva, seja nas palavras ou nos atos”, completa.

Os cuidados também são imprescindíveis na hora da bebida. “O famoso ‘boca livre’ não pode ser um convite ao exagero. Beber socialmente é sempre a recomendação. Vale sempre lembrar que as festas passam, mas a repercussão negativa sempre fica para o dia seguinte”, alerta Gisele.

Para evitar as gafes e mancadas e fazer bonito em qualquer ocasião, Gisele Pedrosa dá algumas dicas:

Roupas - Discrição sempre. Em qualquer tipo de confraternização vale vestir informalmente, mas de maneira sóbria. Evite brilhos, maquiagens excessivas e cores chamativas. Neste contexto, ‘o menos sempre é mais’, lembra Gisele.

Bebidas - Socialmente, beba apenas o suficiente para relaxar. E beba água para acompanhar. A hidratação evita o efeito rápido da bebida. 

Comportamento - Agradeça sempre, educação nunca é demais demonstrar. Trate as pessoas como gostaria de ser tratado, cuidado com os excessos nos comentários e nas piadinhas, mesmo sendo um colega mais próximo do trabalho.

Comida - Atenção com a quantidade, passar do limite é sempre ruim. Também não precisa comer tudo que há na festa,  até mesmo algo que não goste somente para agradar. Aproveite sem exageros.

Amigo secreto - Presentes íntimos devem ser evitados, ou seja, nada de pijama, lingerie ou perfumes. Escolha algo mais informal, como livros, CDs e DVDs para não errar e que sejam fácies de trocar caso não sejam do agrado do presenteado.