quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Quinta Digital encerra programação de 2009 com Luli Radfahrer e a palestra “Admirável Mundo Novo”

A tecnologia tem se consolidado como parte integrante de vida das pessoas. Para muitos, se tornou uma necessidade, não muito diferente de tomar café da manha ou ter uma boa noite de sono. Os quase um bilhão de usuários da internet e aparelhos tecnológicos atualmente no mundo podem pautar suas vidas através deles, seja por diversão, trabalho ou, até mesmo, para fugir da vida real.

Esta possibilidade de se replicar a realidade através de avançados dispositivos virtuais é um dos temas da palestra de dezembro do projeto ‘Quinta Digital’, para fechar 2009 em grande estilo.

O convidado para discutir o assunto é o Ph.D. em Comunicação Digital, Luli Radfahrer, que conduzirá um bate-papo com o público a partir do tema ‘Admirável Mundo Novo”, na edição de encerramento do ano no projeto Quinta Digital. O encontro será no dia 03 de dezembro, às 20h, no Espaço Catado de Idéias, em Belo Horizonte.

Além de conversar sobre o ‘metaverso’, ele abordará a inovação nas formas de se utilizar a internet e o processo de meritocracia no mundo digital. “A inovação não está mais na tecnologia, mas no uso que se faz dela. Observei várias coisas ao redor do mundo, e a maioria delas me fez ver que a internet, hoje, está mais para uma retomada que para um avanço”, desafia Luli. 

Sobre o palestrante - Luli Radfahrer é Ph.D. em Comunicação Digital e professor pela ECA-USP.  Em 1994 fundou a Hipermídia, primeira agência de comunicação digital do país.  Trabalhou em Londres no ano 2002, com projetos de TV interativa e comunicação wireless. Desenvolveu projetos para conteúdos de internet do Mc Donald’s e AOL Brasil. Atualmente, é colunista da revista Webdesign. Escreveu livros como Design/web/design”, “Design/web/design: 2” e “A Arte da Guerra Para Quem Mexeu No Queijo Do Pai Rico”.

Sobre o projeto - O ‘Quinta Digital’ foi criado pelo designer Alexandre Estanislau, Diretor de Arte e Criação da Bolt Brasil Comunicação Digital. O objetivo a iniciativa é abrir um espaço democrático para discussão de idéias e projetos que integram a tecnologia com outras áreas do conhecimento. O ciclo de palestras é mensal, com conteúdo para provocar questionamentos, promover parcerias e incentivar amizades.

O projeto tem o patrocínio da Bolt Brasil, B2Web, Why Digital, Task Telecon, AMADI, Sofia.Com e Pizza Burnett’s. O evento conta com o apoio da Associação dos Designers Gráficos do Brasil (ADG), Animassauro, Twitter BH, Latitude 14, site Mercado Web Minas, Multiweb Digital, Sense Eight, Lápis Raro, On, Agência Addx, Quinto Elemento, 5 Clicks e Plan B.

A inscrição para o evento terá valor especial porque o convidado vem de São Paulo, e inclui entrada e buffet com alimentação e bebida. O valor deverá ser pago pela internet, no site do projeto (www.quintadigital.com.br), com pagamento online.

As palestras do ‘Quinta Digital’ são transmitidas ao vivo através do Ustream. A partir desta edição o evento é retransmitido para a comunidade WebMinas. Haverá uma comunicação especial e periódica com os participantes através do Twitter do evento (www.twitter.com.br/quintadigital).