quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Recife é destaque em turismo de eventos

O Trade Turístico de Pernambuco esteve reunido na comemoração dos oito anos do Recife Convention Bureau (Recife CVB), semana passada, na Coudelaria Souza Leão. O evento contou com a presença do secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, do presidente do Recife CVB e da ABIH-PE, José Otávio de Meira Lins, da gerente de Eventos da Embratur, Maria Catavatis, além de empresários e profissionais de toda a cadeia produtiva do turismo. Na ocasião, foram apresentados os resultados das ações executadas pela entidade em 2009 e lançada a marca RCVGOAL – selo que acompanhará todos os projetos propostos pela entidade com foco em resultados até o Mundial de Futebol de 2014 no Brasil.

Para o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, que representou o prefeito João da Costa, a entidade contribuiu muito para a consolidação do destino Recife como um dos seis destinos que mais realizam eventos internacionais nos padrões do ranking ICCA - International Congress and Convention Association. “Temos hoje a melhor ocupação e desempenho, somos o âncora do turismo em Pernambuco”, afirma.

De janeiro a outubro de 2009, com as ações em captação de eventos – que contou com apoio das secretarias de Turismo de Pernambuco e do Recife – o Recife CVB conseguiu driblar a crise e foi além do placar obtido em 2008. “Atuamos no apoio à captação de 68 eventos, com a expectativa de recebermos mais de 76 mil turistas de eventos e acompanhantes até 2013 – um incremento de 14% se comparado ao número de visitantes atraídos com os eventos captados em 2008. Desta forma, o turismo de eventos movimentará nos próximos anos mais de 192 mil diárias nos equipamentos hoteleiros locais e um impacto na economia de mais de R$127 milhões. Desses números – considerando que cerca de 47% desses turistas realizam pré ou pós evento – esperamos que mais de 29 mil turistas deverão permanecer no destino, gerando 92 mil diárias e 65 milhões de impacto econômico”, assegura Tatiana Menezes, diretora executiva do Recife CVB.