segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Empresa alia sucesso nos negócios à responsabilidade social

Em um mundo corporativo onde os índices mais valorizados ainda são os lucros, faz a diferença quem agrega a esse objetivo causas como preservação ambiental e responsabilidade social. Neste último exemplo, pode-se citar a Julietto Comércio de Alimentos, rede de restaurantes pernambucana que promove um trabalho pautado pela organização, eficiência e promoção social.

Como reconhecimento desse trabalho, a Julietto foi um dos destaques estaduais do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequena Empresa – MPE Brasil 2009, em evento promovido pelo Sebrae e Gerdau. A empresa foi a única a receber troféu em dois segmentos: “comércio” e “responsabilidade social”. Fundada em 2001, pela empresária Rose Guareschi, a rede formada por nove lojas emprega jovens em situação de risco social em parceria com o Movimento de Apoio aos Meninos de Rua (Mamer).

Antes de fundar a Julietto no Recife, Rose já conhecia o trabalho desenvolvido pelo Movimento de Apoio aos Meninos de Rua, entidade fundada em 1989 pelo padre espanhol Ramiro Ludeña y Amigo, em Jaboatão dos Guararapes. Em 2001, enquanto organizava os primeiros passos da Julietto, Rose já integrava a iniciativa social no dia-a-dia da empresa.

“Entre os funcionários que contratamos no início da rede estava a primeira turma de jovens a se formar no curso de formação para restaurantes promovida pelo Mamer”, explica Rose Guareschi. Hoje mais de 90% dos quase 200 funcionários saíram dos cursos de capacitação mantidos pela Ong. A parceria entre a Julietto e o Mamer continuou mesmo após a morte de Ramiro Amigo, em março de 2009. Rose preside a ong desde então.

Para a empresária, ações inclusivas direcionadas aos jovens carentes são essenciais, ainda mais no Brasil, país onde a desigualdade social é um estímulo à violência. “Não dá mais para fechar os olhos e escapar disso. Ou você age para que essas pessoas se modifiquem ou você vai encontrar com elas na porta do seu carro, lhe ameaçando”, avalia Guareschi.

Além do programa de responsabilidade social, a rede Julietto também se destaca pela receita que adotou para inovar e crescer. A empresa segue um manual de boas práticas e treina seus funcionários contra o desperdício, além de já adotar normas rígidas de higiene antes mesmo do Ministério da Saúde tornar essas práticas obrigatórias.

Tudo está bem claro no regulamento da empresa, que explica de forma direta tudo o que é certo e errado na Julietto, além de informações como o que é esperado de cada funcionário e o plano de cargos e carreiras da empresa. “Uma grande sacada nossa é a persistência para colocar essas normas em prática todos os dias”, completa Rose.

Serviço
Julietto/Juba
Extra Benfica: Av. Conselheiro Aguiar, 3197, Boa Viagem

Shoppings: Recife/ Plaza/ Guararapes/ Boa Vista/ Tacaruna/ Difusora (Caruaru)

Bom de Festa - Av. Conselheiro Aguiar, 3197, Boa Viagem

Qin Xian -
Extra Benfica: Av. Conselheiro Aguiar, 3197, Boa Viagem 

Julietto - Av. Conselheiro Aguiar, 3197, Boa Viagem. Fone: (81) 3302.5996. Site: www.julietto.com