segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Timbaúba terá distrito industrial

Timbaúba terá um distrito industrial. A cidade, localizada na Zona da Mata Norte do Estado, a 100 Km do Recife, aguarda a implantação de sete fábricas que vão criar cerca de dois mil empregos e podem gerar R$ 2 milhões por mês em receita direta para o município, em Imposto sobre Serviços (ISS) e em repasse de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) pelo Estado. Diante do novo potencial industrial da cidade, decreto determinando a criação do Distrito Industrial do município já foi assinado, agora em dezembro, pelo governador Eduardo Campos.

De acordo com o secretário de Indústria e Comércio de Timbaúba, André Fonseca, a criação do distrito industrial vai impulsionar o crescimento do município. A previsão é de que, além da nova arrecadação de impostos, o distrito deverá gerar até dois mil empregos diretos e indiretos. “Isso tudo vai gerar um grande desenvolvimento para a cidade”, disse André Fonseca.

Com exceção da Unimetal - Unidade de Fios de Timbaúba, primeira e maior indústria que será implantada, outras seis fábricas estão em negociações avançadas para serem instaladas no distrito. Entre elas estão a fábrica Alpagartas, de calçados, a Big-Bag, de lavadoras industriais, uma de cerâmica, uma indústria de utensílios em fibra de vidro, uma fábrica de briquetes (lenha orgânica) e uma fábrica de componentes de baterias.

Os representantes das empresas aguardavam pela publicação do decreto que determina a instalação do distrito industrial para finalizar os convênios com a Prefeitura Municipal de Timbaúba.

André Fonseca disse, ainda, que a localização do distrito é apropriada para as indústrias e que os estudos da área apontam um grande potencial geográfico. “A área destinada ao distrito dispõe de relevo plano e semi-plano, possui grande capacidade hídrica devido ao rio Capibaribe Mirim, que tem vazão de 300 mil litros de água por hora, e fica equidistante das principais grandes cidades da região, que são Caruaru, Recife, João Pessoa e Campina Grande. Este será mais um grande distrito industrial na região”, aposta.

O decreto que determina a criação do Distrito Industrial de Timbaúba prevê a desapropriação de terras do Engenho Angelim, com 18,04 hectares, e Engenho Volta, que possui 117,57 hectares. A Prefeitura Municipal de Timbaúba agora vai acompanhar a fase de desapropriação das terras para dar início à implantação do distrito industrial.