quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Mostra de artesanato apresenta produção de Macaparana e Paulista

Repetindo a parceria que, em setembro do ano passado, deu visibilidade ao trabalho de artesãs de Camaragibe, o Sebrae em Pernambuco, o Centro Pernambucano de Design e a Carlota Comunicação, através do Coletivo Pernambucano de Promoção do Design Social, +D, abrem no próximo dia 22 a mostra “PE é POP”. O evento, que apresenta o resultado da intervenção de design no artesanato dos municípios de Macaparana e Paulista, será realizado até o dia 1º de fevereiro, no piso L4, do Plaza Shopping.

A iniciativa é fruto do trabalho realizado pelo Sebrae e pelo Centro Pernambucano de Design, por meio de oficinas de design e de desenvolvimento de produtos, com artesãos dos dois municípios pernambucanos. O evento de lançamento dos novos produtos, apresentados em primeira mão ao público, a partir de amanhã, no Plaza Shopping, busca divulgar a produção desenvolvida por esses artistas, valorizando e facilitando a posterior comercialização dos artigos, vendidos sob encomenda.

Os trabalhos que estarão expostos na mostra “PE é POP” são fabricados pela Associação Paulistense Artesanal e Cultural (Apartec), que traz a coleção “Maracatu Pop”, inspirada no caboclo de lança, e pela Associação Mista dos Artesãos de Macaparana (AMAM), que vai apresentar a linha baseada nas cores das orquídeas. Os dois grupos buscaram apoio do Sebrae para qualificar e melhorar os produtos fabricados. A entidade, por sua vez, contratou o Centro Pernambucano de Design, responsável pelo diagnóstico e pela orientação com foco na inovação e no mercado.

Os artesãos também participaram de cursos, oficinas e consultorias sobre gestão, associativismo e preços de venda, entre outras, para que profissionalizassem sua produção e comercialização. As peças trabalhadas serão expostas num espaço de aproximadamente 32 metros quadrados, no piso L4, do Paza Shopping e tem layout idealizado pela Carlota Comunicação.

Expectativa - A artesã e presidente da Apartec, Verônica Rodrigues, espera que, por meio dessa exposição, os produtos tenham um maior reconhecimento e que, assim, cresça a produção a partir das encomendas geradas com a mostra. A vice-presidente da Amam, Maria do Amparo da Silva, concorda com a colega e ressalta que a expectativa é de que, além de obter a aprovação do público, sejam realizadas diversas encomendas.

Antes de participar da capacitação, a renda mensal da associação de Paulista era de R$300 por artesã, com a produção de vários tipos de artesanato. A expectativa é de que, a partir do lançamento dos novos produtos, a produção por mês seja de 30 peças, número que pode variar dependendo do tamanho e da complexidade. Já na Amam, a renda mensal era de R$150 por artesã e a produção de 05 peças por artista. Após a intervenção, a meta é chegar, em média, à fabricação de 10 produtos por artista, de acordo com tamanho e tipo de crochê.

Apartec - Há quatro anos trabalhando com o artesanato popular, o grupo Ateliê Costurando Arte, de Paulista, deu uma guinada em sua trajetória quando, no início de 2009, conheceu e começou a trabalhar com o Patchwork. De feliz descoberta a carro-chefe do grupo, formado por 20 mulheres, foi um pulo. A produção, antes pulverizada, sem identidade visual e marca definidas, transformou-se.

Após a realização de uma oficina de design de produto para o mercado, promovida pelo Centro Pernambucano de Design a partir de uma ação programada pelo Sebrae, o grupo descobriu a importância de agregar o design à sua arte. O resultado não poderia ser diferente: produtos mais modernos, com identidade cultural, aptos a entrar no mercado em condições de disputar a atenção e a preferência dos consumidores, graças a seu valor agregado.

Entre os itens fabricados com a técnica da costura em retalhos estão mandalas, almofadas, tapetes e pufes, caracterizados pela estamparia própria, com a marca do grupo: “Ateliê costurando arte”. A primeira coleção chega ao mercado com a inspiração em um dos elementos mais belos e coloridos da cultura popular pernambucana: o Maracatu Rural. O preço das peças para o consumidor final varia de R$30 a R$250.

Amam - Foi pelo artesanato de tradição, que é feito com a técnica do crochê, utilizando o cordão natural do algodão - matéria-prima em abundância no estado de Pernambuco - que a cidade de Macaparana ganhou evidência no segmento do mercado artesanal. 

Buscando valorizar e modernizar a produção da Associação Mista dos Artesãos de Macaparana (AMAM), o Centro Pernambucano de Design desenvolveu, em 2008, também em parceria com o Sebrae e a Prefeitura de Macaparana, uma oficina de design. O trabalho culminou com a criação de novos produtos, cujo diferencial é a qualidade e o foco no mercado. Em 2009, foi desenvolvida a segunda coleção, composta por dez peças - criadas a partir da utilização de novas técnicas e novo design de produtos.

A associação trabalha especialmente com o crochê, produzindo pufes, porta-guardanapos, jogos americanos, entre outras peças. Os itens custam entre R$ 30 e R$ 80. Esta nova coleção foi baseada na Pop Art, na cultura local e no uso de orquídeas. A escolha foi em função da alegria e energia que esses elementos transmitem. As peças, que possuem caráter utilitário e decorativo, vão desde o crochê tradicional, passando pelas técnicas 3D e freeform, sempre com cores alegres, joviais e vibrantes.  

Entidades Parceiras

Sebrae - A instituição leva a ação empreendedora para os municípios pernambucanos, desde 1990, com palestras, jornadas, cursos e orientação empresarial. Trabalhar de forma estratégica, inovadora e pragmática para que as pequenas empresas possam alcançar uma evolução sustentável e contribuir com o desenvolvimento do Estado é o principal papel do Sebrae em Pernambuco, que teve origem em 1968, como Núcleo de Apoio Empresarial. Hoje, conta com sete unidades em todo o Estado, além de duas estações móveis e pontos de atendimentos. Informações: 0800 570 0800, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Centro Pernambucano de Design - O Centro Pernambucano de Design surgiu a partir de uma demanda, identificada pelo Sebrae, de introduzir ações de design nas Micro e Pequenas Empresas do Estado, como um diferencial competitivo em seus produtos e serviços. Desde 2005, o Centro Pernambucano de Design desenvolve ações de Design Social utilizando ferramentas capazes de otimizar processos produtivos, gerar novos produtos, diagnosticar os fatores locais de cada região, valorizando a identidade cultural como diferencial competitivo para incremento dos grupos produtivos e conseqüentemente maior geração de receitas, inclusão social e inserção no mercado. Informações: 3424.2158.

Carlota Comunicação - A Carlota foi fundada com DNA criativo e foco no desenvolvimento de projetos e ações de mídia. Isto, aliado a uma ampla experiência no atendimento as mais variadas abordagens da comunicação, pautada em atendimento a grandes empresas e marcas. Informações: 3091.5068/3242.3111

Plaza Shopping  - Inaugurado em 1998, em Casa Forte, tradicional  bairro  do Recife, onde ocorreram fatos históricos relevantes para a história do Estado, o Plaza Shopping se destaca por se posicionar no segmento como um centro de compras diferenciado. Desde seu surgimento, a direção tem dado atenção para ações promocionais, com foco em atividades culturais, valorizando nossa cultura com parcerias oportunas com as comunidades locais, apoio a eventos culturais e sociais e incentivo para campanhas de responsabilidade social. Informações: 3265.8120/3265.8122.

+D – Coletivo Pernambucano de Promoção do Design Social - Da união do Centro Pernambucano de Design e da Carlota Comunicação – para o desenvolvimento de ações voltadas à promoção do artesanato pernambucano e sua cadeia produtiva –, nasceu o selo +D Coletivo Pernambucano de Promoção do Design Social.  Assim, sempre que este selo estiver presente, significa que ali há uma parceria voltada a garantir bons frutos para o artesanato local.

Serviço
Mostra PE é POP 
Plaza Shopping
De 22 de janeiro a 1º de fevereiro
Às 17h