sábado, 30 de janeiro de 2010

Profissionais de saúde buscam cada vez mais especialização em Dor

Nada produz maior devastação à alma que a dor. Ela proporciona sofrimento desnecessário ao estado físico e psíquico das pessoas. No mundo, a dor atinge milhões de seres humanos, e mesmo nos países desenvolvidos ela é atendida de maneira pouco eficaz tornando-se um grave problema de saúde pública e o principal motivo para a busca de assistência médica.

Diante desse cenário, o mercado de trabalho está em busca cada vez mais de profissionais de saúde capacitados para atuarem em equipes interdisciplinares voltadas para a atenção de pacientes portadores de dor de maneira individualizada e humanizada.

È tendência do mercado a busca por profissionais com conhecimento em dor para atuarem em equipes interdisciplinares no âmbito da prevenção e tratamento, principalmente em clinicas de terapia de dor, hospitais gerais, serviços de fisioterapia, centros de tratamentos oncológicos, atendimento geriátrico, entre outros.

Também é prática das instituições hospitalares selecionarem os profissionais pelo nível de qualificação, o que permite inferir que entre profissionais especialistas em uma determinada área, aquele que tenha uma segunda especialização em uma área mais ampla como, por exemplo, a Dor.

Outro fator que tem levado os profissionais de saúde do país a se especializarem na Dor é o envelhecimento da população brasileira  que vem ocorrendo nas última décadas.

Para atender a atual realidade do mercado, O Centro Universitário UNA está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação Lato Sensu em Dor. Os interessados poderão se inscrever pelo site: www.una.br.  As aulas terão início a partir do dia 8 de março.

O curso de especialização em dor permitirá ao estudante ampliação de seus conhecimentos, troca de experiências com profissionais de várias áreas, contato profissional com professores atuantes na área de tratamento de dor (clínicas de terapia de dor, pesquisa e ensino sobre dor, entre outros). Além do que, os alunos terão a possibilidade de conhecer um serviço de terapia de dor, sua dinâmica de funcionamento, sua estrutura física e sua equipe profissional.

Em Minas Gerais, especificamente, em Belo Horizonte, há muitas clínicas de terapia de dor, porém, ainda não há número suficiente para atender a população. E, há por parte de várias instituições de saúde o desejo de organizar clínicas para atender os portadores de dor, inclusive nos domicílios.

No interior de Minas é incipiente o número de clínicas de terapia de dor e quase inexistente a sua organização em equipes interdisciplinares (médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, etc).

O curso de especialização em dor é, portanto, uma nova perspectiva para os profissionais que buscam um diferencial no mercado de trabalho.