sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

ADDED, FECAP e SAP lançam curso para formação de profissionais especializados em TI

O sucesso da primeira edição do curso “Sistemas Integrados de Gestão de SAP Business One”, realizado a partir de uma parceria entre a FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), a SAP, líder mundial em software de negócios, e a Added, empresa especializada em soluções em TI e Telecom, levou os parceiros a desenvolverem uma segunda edição, como curso livre, a partir de 2010.

As aulas serão ministradas em 10 sábados consecutivos, no Centro Universitário FECAP, na Avenida da Liberdade, 532, em São Paulo, nos meses de março, abril e maio. Devido ao sucesso do primeiro, que foi um piloto oferecido apenas para alunos da FECAP, o novo curso está aberto a todas as pessoas interessadas em conhecer o conceito de Sistemas Integrados de Gestão (SIG) com experimentação do software SAP Business One e profissionais que desejam aprimorar seu conhecimento.

Embora o segmento de softwares de negócios mantenha uma grande atividade, as companhias registram escassez de profissionais preparados no mercado. Alunos que participaram do piloto, iniciado em março de 2009, contam que o conhecimento que obtiveram tem sido um diferencial para conseguir boas oportunidades no mercado de trabalho. A aluna Lucilene de Oliveira Dias, disse que a iniciativa de realizar o curso está de parabéns.

“Graças a este curso consegui uma oportunidade de trabalho melhor e outras oportunidades muito interessantes surgiram”, afirmou a aluna. Além do conhecimento relacionado ao sistema SAP, as aulas dos professores foram sensacionais, conforme suas palavras. “Foram aulas didáticas que analisaram de forma prática e bem elucidativa a necessidade de um sistema integrado nas organizações.” Lucilene não só recomenda o curso como afirma que “se fosse pagar por ele em uma empresa de consultoria, certamente iria pagar bem mais caro. Foi uma oportunidade que caiu do céu!”, observou.

Na avaliação do aluno Felipe Moldero, o curso de SIG foi extremamente inovador e gratificante. “Ao juntar as melhores competências dos parceiros o curso tornou-se uma experiência completa.” Ele conta que antes de cada módulo ser apresentado, professores com experiência no assunto, muitos deles doutores, nivelavam a turma com a teoria relacionada à matéria. “Desta forma as facilidades que o SAP proporciona podiam ser absorvidas de forma consistente, pois estávamos entendendo de fato o que era mostrado pelo instrutor.” Além disso, Moldero disse que exemplos práticos e atuais trazem dinamismo ao curso e fazem com que a turma participe. “Para um profissional que busca ampliar seus horizontes o conhecimento da ferramenta é imprescindível já que este sistema integrado é utilizado por muitas empresas”, ressaltou o aluno.

Um dos objetivos principais do curso é a habilitação do aluno à realização do treinamento online para formação de consultores de implementação, explica Raphael Ribeiro Claro, da Added. “Nosso objetivo é capacitar profissionais em conceitos básicos de negócios (Contabilidade, Finanças, Logística, Vendas e Compras), somada a experiência de um software de gestão de renome mundial. Para nossos parceiros e clientes, essa necessidade é latente, ou seja pessoas que entendam de processos de negócios e aplicabilidade deles ao sistema ERP”, pontuou Claro. Em sua opinião, a dicotomia entre a formação de profissionais e as necessidades do mercado, torna prioritária a criação de cursos de formação para atendimento da demanda e de qualificação de profissionais com viés de formação técnica.

Segundo o professor Taiguara Langrafe, da Reitoria da FECAP, a conjugação de aulas teóricas e práticas com o uso do SAP Business One foi muito bem sucedido em sua primeira turma com alunos da FECAP. A parceria proporcionou vantagens para todos os envolvidos. Em conjunto, FECAP, SAP e Added trocam experiências e conhecimentos para que os alunos se tornem profissionais de alta performance no mercado de trabalho, disse o professor.

“Ao reunir uma instituição de ensino especializada em Gestão de Negócios e com mais de 106 anos de tradição na formação de executivos como a FECAP, uma fornecedora global de softwares de gestão de empresarial (SAP) e um parceiro de negócios para implementação de projetos de TI (Added), a parceria envolve todos os elos da cadeia mercadológica. A iniciativa tem entre suas metas iniciar os profissionais na área de Sistemas Integrados de Gestão com experimentação do software SAP Business One, aplicativo desenvolvido para a gestão de companhias de pequeno porte”, comentou Langrafe

O programa foi criado com o objetivo de oferecer aos estudantes, e agora aberto ao mercado, um curso de qualidade, com informações e ferramentas para auxiliá-los a entender melhor o mercado de Sistemas de Gestão Empresarial (ERPs ), informa Alexandre Castro, gerente de Capacitação de Canais e especialista de Produto da SAP Brasil, ao ressaltar sua certeza de que “o contato com soluções como o SAP Business One contribuirão para aproximá-los da realidade do segmento, minimizando a lacuna que existe hoje entre a necessidade das empresas e a formação dos profissionais, principalmente agora, com a retomada da economia, o que acarretará em uma maior procura por profissionais qualificados”. O executivo destaca, ainda, que o curso trará uma visão geral sobre as funcionalidades do software.

A vantagem do curso livre é que ele pode ser oferecido com flexibilidade de datas e horários. Desse modo, caso haja demanda, poderão ser criadas turmas a qualquer momento.

Mais informações no site
 http://www.cecfecap.com.br/evento.php?cod=631&turm=1937