sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Carreira de sucesso exige do profissional educação continuada

Investir na carreira profissional é sinônimo, nos dias de hoje, de diferencial competitivo. Com a globalização, com os avanços da tecnologia e a competitividade do mercado foi-se o tempo em que possuir um diploma de graduação era motivo de sucesso profissional e de reconhecimento.

Mais do que isso, é preciso investir constantemente na carreira. MBAs, mestrado, doutorado, línguas, informática, oratória e muito mais, são apenas alguns dos requisitos básicos e competitivos indispensáveis para a busca do sucesso profissional.

Segundo o coordenador dos cursos de MBA do Centro Universitário UNA, Alessandro Rocha os profissionais que investem em sua carreira, seja por meio de um ou mais cursos de MBAs, mestrado ou doutorado são vistos pelas empresas como profissionais que demonstram interesse em melhorar sempre.

“Sem dúvida, hoje a educação continuada é vista pelas empresas como estratégia para o aumento da produtividade e otimização do desempenho. Em contrapartida, o tão desejado aumento salarial se transforma em realidade. Por isso, não é mais permitido que o profissional fique longe da escola por mais de dois anos”.

È o que aponta a segunda etapa da pesquisa Educação e Trabalho do jovem no Brasil, realizada pela Fundação Getúlio Vargas em 2008.

De acordo com o estudo, os salários dos universitários pós-graduados são 544% superiores aos dos analfabetos com as mesmas características sócio-demográficas, sendo a chance de ocupação 422% superior.

Além dessa pesquisa, outras como a realizada pela consultoria em recrutamento Robert Half aponta que 66% dos profissionais que apostam na educação continuada têm aumento de salário e 48% são promovidos.

Na avaliação de Alessandro Rocha, o profissional que faz uma especialização gera para a empresa um aumento de seu capital intelectual e melhores condições competitivas frente ao mercado.