segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Depois da tragédia, o estresse

Alguns acontecimentos em nossa vida podem mexer com o lado emocional de forma tão devastadora que mudam completamente nossos destinos, crenças, valores e visão de mundo. Essas mudanças podem ser tanto positivas quanto negativas.

Segundo a médica e psicanalista, Soraya Hissa de Carvalho, a desordem psiquiátrica é uma reação comum a muitas pessoas que passam por episódios negativos. Violência no trânsito, violência urbana, fenômenos naturais como terremotos e enchentes são alguns desses acontecimentos que abalam o modo como muitas pessoas, que viveram esses episódios, passam a encarar a vida.

Soraya explica que muitos indivíduos que passam por situações traumáticas experimentam reações de estresse "normais" logo após o desastre. Inclusive choque, medo, tristeza, raiva, sentimentos de abandono e falta de esperança, confusão, dificuldade de concentração e insônia.

Como exemplo, a psicanalista aponta o terremoto que destruiu grande parte do Haiti, no dia 12 de janeiro. Ela afirma que muitas pessoas apresentarão esses sintomas e que logo passarão. Já outros, permanecerão com algumas seqüelas emocionais. "A maioria dos haitianos vai melhorar com o tempo, por causa da resistência inata do ser humano. No entanto, uma minoria importante não apresentará progresso", explica Soraya. “Normalmente, essa parcela desenvolve grave depressão e/ou transtorno de estresse pós-traumático”, completa.

A doença - O transtorno pós-traumático pode ser entendido como a perturbação psíquica decorrente e relacionado a um evento fortemente ameaçador ao próprio paciente ou sendo este apenas testemunha da tragédia. Atualmente, é o quinto transtorno mental mais comum.

A doença consiste num tipo de recordação que, em alguns casos, é definido como revivescência, pois é muito mais forte que uma simples recordação. “Na revivescência, além de recordar as imagens, o paciente sente como se estivesse vivendo novamente a tragédia com todo o sofrimento que ela causou originalmente”, diz a psicanalista.

Os eventos que podem desencadear o transtorno do estresse pós-traumático podem ocorrer em qualquer momento da vida de uma pessoa. Acredita-se que pelo menos 60% dos homens e 50% das mulheres experimentam pelo menos um evento desta natureza durante a vida. Como parte do transtorno aparece sentimentos de vulnerabilidade e insegurança. Não raramente, segundo a médica, os pacientes relatam que sentem destruídos seus sistemas de crenças e de valores, e o mundo passa a ser inseguro e ameaçante, desconfiando de tudo e de todos.

“No caso do povo haitiano, que já é muito sofrido, esses sentimentos de abandono e descrença podem aparecer com mais força. A insegurança também é maior, pois eles devem estar se perguntando o que mais de ruim falta para acontecer com eles”, reflete Soraya.

Sintomas do Transtorno pós-estresse

1. Tensão no corpo
2. Mal estar em situações que lembram o trauma
3. Sentimentos depressivos
4. Freqüentes mudanças de humor
5. Dificuldades para conciliar ou manter o sono
6. Sobressaltos com ruídos ou movimentos imprevistos
7. Irritação com facilidade
8. Tendência ao isolamento dos demais
9. Sonhos desagradáveis ou pesadelos sobre o acidente
10. Sentimentos de culpa, auto-acusação

Tratamento - Depois da experiência traumática pode ocorrer uma transformação duradoura da personalidade dos pacientes com transtorno por estresse pós-traumático. Esta alteração não só produz mal estar no paciente, mas repercute também na área familiar, social, ou ocupacional.

Essa modificação costuma estar presente por, pelo menos, três anos. E o melhor tratamento é o acompanhamento de um especialista e o apoio de familiares e amigos. “No caso do Haiti, o apoio mundial será reconfortante para eles, mas o acompanhamento psicológico é essencial nestes casos”, finaliza a médica.