domingo, 14 de fevereiro de 2010

Empresas podem concorrer a prêmio de qualidade da gestão

Pequenas, médias e grandes empresas, de natureza pública ou privada, podem colocar à prova os seus sistemas gerenciais e concorrer ao Prêmio da Qualidade e Gestão Pernambuco (PQGP) 2010. As inscrições via internet para a premiação, considerada o maior reconhecimento público do Estado às empresas que investem na melhoria da qualidade gerencial, já estão abertas. As adesões podem ser feitas até o próximo dia 05 de abril, através do site do Programa Pernambucano da Qualidade (Propeq) - www.propeq.org.br -, realizador do PQGP desde 2002.

Segundo a secretaria Executiva do Propeq, Sandra Helena Wigand, a expectativa desta edição é superar o recorde de inscritos registrado em 2009, quando 32 organizações confirmaram interesse em participar do Prêmio. “Assim como a preocupação das empresas pernambucanas com a qualidade de gestão, o PQGP vem crescendo e se superando a cada ano. Tenho certeza que bateremos muitos recordes neste ciclo”, afirmou Wigand.

Ao participar do Prêmio, as empresas passam por uma criteriosa avaliação dos seus sistemas gerenciais e, ao final, são contempladas com um Relatório de Avaliação (RA), onde estão descritos os pontos fortes e oportunidades de melhorias identificados ao longo do processo. "Mais que uma premiação, o gestor passa a contar com um Modelo de Gestão e um Sistema de Avaliação da Gestão, que reforçam o compromisso com a qualidade da gerencial e gera resultados relevantes para acionistas, clientes, força de trabalho, fornecedores, comunidade e sociedade", explica Wigand.

As empresas que atingem um patamar pré-determinado de pontuação são reconhecidas com troféus Ouro, Prata ou Bronze. Em sete edições, o PQGP já conferiu 58 premiações nas três categorias, sendo que, em 2009, levaram os prêmios a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a JBR Engenharia, o 5º Centro de Telemática de Área, a Gerência do FGTS Recife e a QSM Consultoria Empresarial.