sábado, 27 de fevereiro de 2010

Mercado de agronegócios expande no Brasil

O mercado de agronegócios está em transformação no país atraindo cada vez mais profissionais em busca de uma especialização. Promissor, o segmento de agronegócios tem absorvido profissionais com formação em várias áreas do conhecimento.

O mercado de agronegócios têm se voltado cada vez mais para profissionais que buscam ter visão administrativa do negócio em que atuam. Além de agrônomos, veterinários e zootecnistas, o setor tem buscado profissionais com visão e aptidões gerenciais para atuar em empresas públicas, Ong’s, diferentes empreendimentos do agronegócio (fazendas, entrepostos,unidades de beneficiamento, indústrias, cooperativas, associações, sindicatos, revendas agropecuárias, etc), entre outros. Capacidade de gestão, independente da área em que se atua, é pré requisito na busca de profissionais para o campo e para as indústrias do agronegócio.

Segundo Alessandro Rocha, Coordenador dos cursos de pós-graduação do Centro Universitário UNA, o lançamento da pós-graduação em Gestão do Agronegócio na cidade de  Patos de Minas em parceria com a Fiemg-MG é muito interessante para o mercado mineiro devido à importância do setor para a região e a carência de gestores especializados no agronegócio. “ Patos de Minas é uma cidade pólo em agronegócio no Estado e após pesquisa realizada pela Fiemg-MG foi detectada à necessidade de capacitar melhor os profissionais do ramo. O mercado precisa de bons gestores e quem tiver interesse em se manter bem no mercado deverá também se preocupar em buscar novas especializações”.

A importância do agronegócio para a balança comercial brasileira é muito grande, sendo este responsável por grande fatia de nosso PIB. As previsões do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, FAO e diversos órgãos internacionais para o futuro são promissoras, apresentando o Brasil como um dos maiores players mundiais na produção e exportação de produtos agropecuários.

“Para se ter uma idéia do crescimento do mercado, basta ver o salto das exportações de produtos agropecuários. De 2002 a 2006, as exportações de produtos agropecuários tiveram um aumento de 99%. O complexo sucroalcooleiro teve aumento de 243% nas vendas externas. A expansão das exportações do complexo carnes no mesmo período atingiu a marca de 170%. O café apresentou crescimento de 143%; os cereais e preparações, 123%; e as frutas, com 91%”.

Alessandro conta que o agronegócio tem procurado  profissionalizar seus sistemas de gestão. “O contexto geral aponta para a necessidade do setor adotar uma gestão planejada, interdisciplinar e focada na tomada de decisões”.

Do curso - Ciente dessa realidade e detentora de amplo conhecimento de ensino em gestão, o Centro Universitário UNA, juntamente com o Sistema Fiemg, lançam o curso de pós-graduação em Gestão de Agronegócio com aulas a partir do dia 19 de março, na sede da Fiemg, Regional  Alto Paranaíba,  na rua Olegário Maciel, 12, Centro, Patos de Minas.

Com carga horária de 360 horas/aula, o curso será coordenado pela professora Fernanda Carolina  Ferreira, médica veterinária, Mestre em Zootecnia pela UFMG e especialista em Gestão Agroidustrial pela UFLA. As aulas serão ministradas as sexta-feiras,das 19h10 às 22h40 e aos sábados das 8h30 às 12 horas e das 13h às 16h30.

Mais informações: (31) 3235.7300/ posgraduacao@una.br ou (34) 3823.3999 ou www.fiemg.com.br/regionalalto-paranaíba