terça-feira, 2 de março de 2010

Artesãos pernambucanos expõem trabalhos na Gift Fair

De 01 a 04 de março, o Pavilhão Expo Center Norte, em São Paulo, abriga a 13ª DAD – Salão Internacional de Decoração, Arquitetura e Design – dentro da 40ª Gift Fair. A feira é considerada uma das mais importantes do segmento no âmbito nacional e internacional. O Sebrae em Pernambuco prestigia o evento, apoiando o trabalho da Exportarte e de mais 20 associações que produzem artesanato.

Voltada exclusivamente para lojistas, a Gift Fair recebe todos os anos milhares de visitantes que circulam pelos estandes e negociam diretamente com os expositores, fechando negócios por meio de encomenda de produtos. O Sebrae em Pernambuco entende como uma grande oportunidade de divulgação e comercialização dos produtos artesanais, e, desde 2003, apoia a participação da Associação Exportarte. No ano passado, o grupo obteve um faturamento no montante de R$1,9 milhão, dos quais 10% foram comercializados para o mercado exterior, o que garantiu a produção e faturamento para um período de seis meses.

Para esta edição, a entidade leva, com o apoio do Governo do Estado, outras 20 associações que passaram por interferência de design por meio do projeto de artesanato do Sebrae, o que resultou na criação de novos produtos e na melhoria da qualidade. As associações são de Paulista, Timbi/Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Bom Conselho, Macaparana, Recife, Tracunhaem, Goiana, Tacaratu, Garanhuns, Serrita, Salgueiro e Petrolina.

Espaço - Os artigos, produzidos em madeira, cerâmica, fibra, vidro, ferro, tapeçaria, entre outros, serão expostos em uma área de 510 m², com cerca de 700 peças diferentes. Os municípios de Garanhuns e Serrita vão apresentar na ocasião os produtos que nasceram do projeto Arquitetando Arte. Além dos itens, todas as associações vão levar catálogos com outras opções de produtos. Todas vão em busca de conquistar mercado.

O estande que vai representar Pernambuco fica logo na entrada da feira, em uma posição estratégica para divulgação e comercialização do artesanato. Esta grande ilha vai dar destaque ao PAPE – Programa de Artesanato de PE, por meio do qual serão beneficiados em média 250 artesãos que estarão representados pelos agentes comerciais.