quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O Boticário inaugura hoje novo Centro de Distribuição em Registro

O governador do Estado de São Paulo, José Serra, o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, a prefeita de Registro, Sandra Kennedy, além de autoridades locais, prestigiaram a inauguração do novo Centro de Distribuição do Boticário na cidade de Registro, no Vale do Ribeira, em São Paulo. O espaço, com 30 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 130 mil metros quadrados, foi apresentado aos convidados pelo presidente da marca, Artur Grynbaum, e pelo fundador e presidente do Conselho do Boticário, Miguel Krigsner.

“Vim testemunhar a inauguração do Centro de Distribuição do Boticário, por este investimento representar um salto muito importante para a região”, disse Serra em seu discurso, lembrando que a marca tem uma grande representatividade nos mercados nacional e internacional. 

O CD, que começa a operar oficialmente hoje, tem capacidade de expedição de 700 caixas por hora e a estocagem comporta até 26 mil pallets – o que representa mais do que o dobro da capacidade atual. A partir de agora, os mais de 600 itens do portfólio (entre perfumes, cremes e maquiagens) passam a ser distribuídos do novo CD, que recebeu investimentos de R$85 milhões.

“Hoje é um dia muito especial. O novo CD caracteriza mais um crescimento do Boticário, que começou com uma pequena farmácia de manipulação no centro de Curitiba (PR) e tem hoje 2810 lojas em todo o país”, comenta Miguel Krigsner.

O empreendimento está preparado para atender com rapidez e eficiência toda a demanda das 2.810 lojas do Boticário espalhadas no País, inclusive em datas de grandes movimentos no varejo, como Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. “A iniciativa potencializa entregas ainda mais flexíveis, aumentando a capacidade de abastecimento para todos os pontos de venda da rede, presentes em mais de 1.550 municípios do Brasil”, explica o presidente do Boticário, Artur Grynbaum.

A escolha do município de Registro para a instalação do CD foi estratégica para a logística do Boticário. “A cidade está localizada entre nossa fábrica, em São José dos Pinhais, no Paraná, e os maiores centros consumidores dos nossos produtos. Além disso, temos a facilidade do acesso pela Rodovia Régis Bittencourt (BR 116) para os demais estados do País”, esclarece o diretor de Operações do Boticário, Giuseppe Musella. Segundo ele, o novo CD poderá contribuir para o desenvolvimento da vocação de serviços logísticos da região.

O projeto do CD é assinado pelo arquiteto Manoel Dória.  A linha de separação de produtos possui um conceito de operação diferenciado e de alta performance, que otimiza todo o processo, atingindo 25 mil itens por hora. Também foram incluídas no projeto soluções inteligentes para garantir o uso adequado dos recursos naturais e o destino correto dos resíduos gerados nas instalações. O empreendimento possui sistema inteligente de iluminação – uma parte da fachada e do telhado é feita em material translúcido, para o maior aproveitamento da luz natural –, coleta seletiva, torneiras e descargas automáticas, estação de tratamento de efluentes e sistema de captação e reaproveitamento da água das chuvas.

As obras do CD foram iniciadas em maio de 2009 e geraram cerca de 600 empregos temporários. Além disso, foram contratados mais de 100 profissionais de cidades da região do Vale do Ribeira para trabalhar no CD e outros 100 empregos foram gerados de forma indireta, a partir da inauguração.

Sobre o Boticário - Maior rede de franquias de cosméticos e perfumaria do mundo, o Boticário começou sua história em 1977, como uma pequena farmácia de manipulação no Centro de Curitiba (PR). Hoje, são cerca de 2.810 lojas no Brasil. No exterior está presente em 13 países, com 70 lojas e 1.000 pontos de venda. A linha de produtos do Boticário possui cerca de 600 itens divididos em perfumaria, maquiagem, cuidados para o corpo, cuidados faciais, protetores solares, desodorantes, sabonetes e xampus. Aproximadamente 300 itens, entre produtos de linha e edições limitadas, são lançados pela marca todos os anos. A Responsabilidade Social permeia todos os negócios do Boticário. A empresa trabalha, também, com Investimento Social Privado, mantendo a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, além de ações de educação ambiental e projetos culturais.