sábado, 13 de março de 2010

Os benefícios do Pilates para as gestantes e os bebês

A gravidez traz para as mulheres várias alterações emocionais e físicas. Por isso, a prática de exercícios é recomendada durante todo o período da gestação, trazendo benefícios não somente para a futura mamãe quanto para o bebê. Atualmente, uma das técnicas mais procuradas tem sido o Pilates. Segundo a educadora física, Jerusa Mesquita, proprietária do Studio Vip Pilates, o método, que no início era visto como um exercício mais para idosos, passou a ser adotado por pessoas de todas as idades, inclusive pelas gestantes, por diversas vantagens que proporciona à saúde.

“O Pilates aumenta, por exemplo, a flexibilidade dos alunos, e isso para uma mulher grávida é fundamental porque diminui a retenção de líquidos e o inchaço”, explica Jerusa. Outro fator importante é que as técnicas utilizadas também facilitam o trabalho de parto normal, já que são muito voltadas para a área pélvica, fortalecendo a musculatura do abdômen e facilitando a respiração. “Isso tudo beneficia mãe e bebê, inclusive na hora das contrações”.

Os exercícios são feitos de acordo com cada fase da gestação. Nos primeiros meses, a mãe pode fazer a maioria deles, sem limitações. Após o sexto mês, no entanto, não são mais indicadas algumas posições supinadas, que dificultam a respiração.

É comum que, durante a gravidez, as mulheres tenham mais dores musculares, principalmente quando são sedentárias. Segundo a educadora física, é necessário fazer exercícios de alongamento e de fortalecimento da musculatura, característicos do Pilates, mas com o cuidado de não ter impacto nas articulações. “O que sustenta nosso esqueleto são os músculos. Então, se a mulher não possuía preparo físico antes de engravidar ou se não trabalhar a sua musculatura nem mesmo no período gestacional, a probabilidade é de que ela tenha dores na coluna, em especial na região lombar, em decorrência da postura corporal que não sustentará o aumento de peso, sobretudo dos seios e da barriga”.

Por isso, nas aulas de Pilates, segundo ela, são feitos exercícios para fortalecer as paravertebrais, a fim de aliviar as possíveis dores de coluna na região lombar, em especial, trabalhando-se sempre alongamentos desde o início até o final da gravidez, para evitar a retenção hídrica.

Conhecido por conseguir integrar mente e corpo com a realização de movimentos que exigem força, concentração, equilíbrio, alongamento muscular e controle, o Pilates também influencia no emocional da gestante, melhorando sua qualidade de vida e bem-estar, já que facilita a circulação sanguínea e linfática do organismo. “Em geral, as mulheres grávidas ficam muito ansiosas e sensíveis, então é importante que elas pratiquem exercícios que aliviem a tensão e combatam o estresse”.

Dentro desse contexto, o aumento de peso desenfreado, motivo de desânimo e baixa auto-estima para muitas grávidas, também pode ser combatido. Respeitando sempre o limite de cada uma, é possível se gastar até 400 calorias, em média, em cada aula, sem contar com a parte aeróbica, que em alguns locais, como no Estúdio Vip Pilates, é sugerida para acompanhar o método.

O acompanhamento mais personalizado de profissionais especializados também é um fator fundamental. “É importante ter um profissional que acompanhe de perto a gestante durante cada exercício praticado nas aulas para que se respeitem os limites sentidos pelo corpo nos meses da gestação. Isso traz mais segurança tanto para a mãe quanto para o neném. Também acho necessário que o profissional da área estar sempre em contato com o médico, acompanhando o pré-natal de sua aluna”, afirma.

Jerusa alerta, contudo, que a prática não somente do Pilates, mas de qualquer atividade física, deve ser liberada pelo seu médico antes, principalmente se a gestante for sedentária. “Se ela já é ativa, não há problema algum em dar continuidade aos exercícios na gravidez, desde que sempre muito bem acompanhada durante a sequência dos movimentos”.

Semana da Mulher Vip Pilates - O Studio Vip Pilates, em Candeias, achou uma maneira diferente de homenagear as mulheres. Fará uma semana inteira dedicada à ala feminina, entre 8 e 12 de março, oferecendo atrações como limpeza de pele, massagem, maquiagem, podologia, reflexologia podal, desfile de moda e algumas apresentações artísticas. No dia 12 de março, o Stúdio monta um espaço ao ar livre para fazer e mostra ao público, a partir das 18h, um show da cantora Grechten, alguns aulões de ritmos, de body combat e body attack, aula de dança no pilates, apresentações de circo, dança contemporânea, ballet e de outros ritmos.

Serviço
Studio Vip Pilates
Fone: (81) 3061.7775
Site: www.vippilates.com.br