sábado, 13 de março de 2010

Plaza Shopping recebe com exclusividade mostra do Clube de Criação de Nova Iorque

Coca-Cola O Recife é a 1ª cidade do mundo e a única do Brasil em 2010, a receber, até o dia 19, no Plaza Shopping, em Casa Forte, a Exposição do Anuário do Art Directors Club de Nova Iorque (ADC/NY), numa parceria entre os Clubes de Criação de Nova Iorque, Clube de Criação de Pernambuco e o Plaza Shopping. É a maior mostra itinerante sobre propaganda do Planeta e reúne as mais premiadas peças publicitárias de 2009, nas áreas de mídia impressa, cartaz, pôster, design, além de trabalhos em ilustrações e fotografias de projetos de designers.

A exposição é composta por cerca de 100 peças e todas foram premiadas no famoso Festival do Art Directors Club de Nova Iorque, hoje considerado um dos principais clubes de criação do mundo, com quase 90 anos. A mostra movimentará duas ilhas nos pisos L3 e L4 do Shopping e fica aberta ao público no mesmo horário do centro de compras. A expectativa é receber um publico de mais 500 pessoas entre profissionais do mercado publicitário regional (NE); fornecedores do mercado publicitários; estudantes de publicidade da região (NE), interessados em Publicidade, Artes Plásticas, Ilustração e Design, entre outros.

Entre os destaques que podem ser conferidas na mostra, estão, por exemplo, a campanha desenvolvida pela agência Turner Duckworth Londres, para a Coca-cola. Intitulada Projeto “Garrafa”, a campanha revela a preocupação da marca em manter uma postura pró-ativa em relação às questões de sustentabilidade, reaproveitamento e reciclagem. Nesta campanha premiada, a Coca-cola apresenta novas embalagens para a tradicional garrafa, feitas de alumínio tratado, moldado na forma de garrafa. O layout clean, aposta na simplicidade para se sobressair.

Outro destaque da exposição é a campanha “A Favor dos Direitos Individuais das Mulheres”, desenvolvida pela agencia Ogilvy & Mather, para a ONG Action Group for World Solidarity (AGWS), na Alemanha. De acordo com o publicitário Daniel da Hora, esta campanha é bastante impactante e alerta para a violação dos direitos humanos e individuais das mulheres na Índia.

A campanha, segundo o publicitário, utiliza linguagem da ilustração para chegar a diversos públicos, mas, especialmente pelo fato desta linguagem se aproximar de grande parte das vítimas dos maus tratos naquele país: as meninas adolescentes e jovens adultas na Índia. A ONG Action Group for World Solidarity (AGWS) atua globalmente fiscalizando as condições de vida e o cumprimento dos direitos humanos.

O público também pode conferir na exposição, a campanha “Dois Mundos”, que a agência BBDO/Promimity Korea desenvolveu para o Jeep da Chrysler-Korea. “Este case é impressionante pela simplicidade da idéia criativa e pela universalidade na execução”, explica Daniel da Hora. O grande objetivo desta campanha foi mostrar que, não importa qual a sua aventura, não importa onde se quer chegar, só existe um automóvel que proporciona isso: o Jeep, da Chrysler. Esta foi uma das peças mais premiadas de 2009/2010.

No Recife, a exposição pode ser conferida até o dia 19, no horário de funcionamento do Plaza Shopping, no horário de funcionamento do Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h. E aos domingos, das 12h às 20h. Depois da capital pernambucana, a exposição segue para Londres, Milão, Tóquio, e Buenos Aires. Santiago, no Chile, seria a próxima parada, mas por conta dos terremotos ocorrida nos últimos dias, a cidade ainda não foi está confirmada no roteiro. No final, a mostra retorna ao Clube de Criação de Nova Iorque.

Clube de criação de Nova Iorque - O Art Director’s Club, o Clube de Criação de Nova Iorque, com quase 90 anos, é uma das principais entidades do mercado mundial de publicidade. Promove, periodicamente, a exposição dos melhores trabalhos em propaganda no mundo, rodando as principais capitais do mundo, como Nova York, Londres, Tókio, São Paulo e Buenos Aires. Inserir Pernambuco no roteiro de exposições é, aproxima estudantes e o mercado do estado-da-arte publicitário, fortalecendo a imagem da instituição junto a um público formador de opinião, além de dar visibilidade mundial aos projetos culturais no Plaza Shopping.

Clube de criação de Pernambuco – O Clube de Criação de Pernambuco foi criado efetivamente em 2009, a partir de uma iniciativa de vários publicitários. Mas, a atuação do grupo já acontece há anos, em forma de um Movimento que, visa criar um ambiente profissional mais consistente e relevante para o Nordeste. E que procura fortalecer o mercado, com mecanismos para reduzir a fuga de profissionais e tornar Pernambuco um lugar desejado pela competência criativa, tão reconhecida em outras áreas como as artes plásticas e o cinema.

Serviço
Exposição itinerante do Anuário do Art Directors Club de Nova Iorque (ADC/NY)
Até 19 de março 
Plaza Shopping
Rua Drº João Santos Filho, 255, Casa Forte, Recife – PE
De segunda a sábado, das 10h às 22h. E aos domingos, das 12h às 20h
Acesso gratuito
Informações: (81) 3265.8100