sexta-feira, 5 de março de 2010

Recife e Olinda na perspectiva de mapas caricaturados

Em comemoração aos aniversários de Recife e Olinda, no dia 12 de março, o Paço Alfândega recebe, entre os dias 8 e 31 de março, a exposição “Recife Cartum Postal”, desenvolvida pelo artista gráfico Terciano Torres. A mostra, em cartaz na Praça de Eventos, faz uma reconstituição histórica e cultural de ambas as cidades através de painéis, gravuras e mapas. É uma iniciativa criativa e abrangente que resgata e atualiza antigos modos de desenhar e oferece uma excelente oportunidade de conhecer e difundir os dois municípios, aplicando o cartum como ilustrador do tempo.

Destinada a crianças e adultos, leigos e especialistas, a exposição combina o rigor e a precisão da axonométrica (onde o desenho exige uma angulação exata) com a sensibilidade e a emoção do traço a mão livre. O artista usa da técnica da macrografia (grande formato) para que, com um delicado bico de pena, possa retratar o patrimônio tangível das cidades, e, ao mesmo tempo, suas vivências e valores. A mostra revela ainda algumas personalidades ilustres, como Maurício de Nassau, Joaquim Nabuco, Lampião, Capiba e outros.

Dentro da exposição, dois enormes painéis chamam a atenção. O primeiro, intitulado “Recife/Olinda – Uma só paixão” -, traz o universo geográfico, histórico e humano das duas cidades reunidas numa grande peça. O outro chama-se “Recife é o Capibaribe”, apresentado através de um gigante tapete que revela a capital pernambucana por inteira a partir do olhar do Rio Capibaribe. “Quero que as pessoas possam entender o Recife como um todo, pois assim posso estimular o sentimento de pertencimento, de apropriação afetiva, de aproximação completa, partindo da identificação bairro a bairro de toda a cidade por jovens, adultos e crianças”, explica o Terciano.

As demais peças que compõem a mostra, em formatos diversos, trazem gravuras detalhadas de prédios históricos e monumentos da cidade. A ideia é ressaltar a riqueza arquitetônica do Recife e chamar a atenção do público para determinados espaços que, por motivo da violência urbana e rotina apressada, passam despercebidos pelas pessoas.

O artista e a técnica - Terciano Torres é um pernambucano de origem, com o coração maranhense, pois sua família se mudou para o Maranhão quando ele ainda era pequeno. Ele é um artista por natureza que expressa seu talento para retratar o cotidiano das cidades em cenas pitorescas e bem humoradas. Usando uma sucessão de mapas, inspirados na cartografia histórica, Terciano vai narrando visualmente as formas de ocupação e as personalidades responsáveis pela construção das cidades, moldando seus hábitos e costumes no cotidiano, vestuário, meio de transporte, comunicação, arquitetura, vida artística e cultural. 

Terciano também desenvolve mapas e postais ilustrados em 3D para empresas de comunicação e turismo. Seus trabalhos mais recentes são: São Luiz Através dos Tempos (álbum visual lançado em jornal); São Paulo Pátio do Colégio; Uma Boa História a Bico de Pena (Livro Arte da Editora Globo) e Monumentos do Recife a Bico de Pena.

Paço Alfândega – Administrado pela Realesis Empreendimentos S.A., empresa com sede no Rio de Janeiro, especializada e muito bem-sucedida na concepção, planejamento e administração de shoppings em todo o Brasil, o Paço Alfândega busca ocupar um espaço diferenciado no mercado pernambucano. Com a compreensão de que o Paço está instalado em uma edificação com agregados históricos e culturais, os empreendedores optaram por investir num modelo original de operação comercial, cultural, de serviços e de lazer, sem paralelo ou concorrente similar no mercado, além de pólo fomentador do desenvolvimento do Bairro do Recife e entorno.

Serviço
Recife Cartum Postal
De 08 a 31 de março
Paço Alfândega
Rua da Alfândega, 35, Bairro do Recife
De segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos, das 12h às 21h
Entrada franca
Informações: (81) 3194.2100