quarta-feira, 22 de abril de 2009

Abelardo da Hora comanda “aula” sobre arte, no IRB

A escultura em cerâmica batizada de Cabeça do Negro Sabino, confeccionada pelo escultor pernambucano Abelardo da Hora, foi a obra escolhida,pelo público visitante do Instituto Ricardo Brennand, para ilustrar a 35ª edição do Peça a peça, que acontece no sábado, 25, a partir das 15h. A obra de arte integra o acervo do complexo cultural e é a reprodução fidedigna de um ex-funcionário da Fábrica de Cerâmica São João.

A programação do projeto, que inclui palestra com o escultor, pintor, ceramista, desenhista e gravurista Abelardo da Hora, é um deleite para os amantes das artes e estudantes de arquitetura, história e artes plásticas. O artista realizará uma leitura da peça selecionada pelo projeto e falará sobre o seu processo de formação artística e da produção de suas obras, boa parte delas, confeccionadas em concreto armado e tamanhos gigantes. Na palestra que ministrará no IRB, contará com a companhia de Abelardo Filho e Daniel da Hora, que falarão da criação do Instituto que leva o seu nome.

Nascido em 1924, na Usina Tiúma, em São Lourenço da Mata, o artista pernambucano enveredou nas artes fazendo os cursos de Artes Decorativas no Colégio Industrial Prof. Agamenon Magalhães e o Curso Livre de Escultura na Escola de Belas Artes de Pernambuco.

De 1943 a 1945, ainda à frente do Diretório Acadêmico de Belas Artes, é contratado pela Cerâmica Artista Brennand construindo vários trabalhos em cerâmica, jarros florais e pratos.Em 45, vai ao Rio de Janeiro para inscrever-se no Salão Nacional de Belas Artes.

Entre 1955 e 1956, a pedido da Prefeitura do Recife criou esculturas de tipos populares inspirados na cerâmica popular que estão em praças da cidade. Nos anos de 1957 e 1958 expôs em vários países da Europa, na Mongólia,Argentina,Israel, na antiga União Soviética, China e Estados Unidos. Na década de 60 apresentou projeto de Lei que obriga a existência de obras de arte na cidade do Recife., tornando a capital pernambucana, um grande centro de exposição ao ar livre.

A programação do Peça a peça inclui também, oficina infantil de modelagem em argila para crianças dos 07 aos 12 anos. A atividade acontecerá no ateliê do IRB, paralelamente a palestra de Abelardo.O arte educador Anderson Pinheiro comanda a oficina e convidará os pequenos a pôr a mão na massa e modelar na argila retratos de pessoas queridas. A iniciativa faz uma conexão direta com as relações afetivas presentes na obra Cabeça do Negro Sabino, de Abelardo da Hora.

Serviço
Projeto Peça a peça- Cabeça do Negro Sabino
Instituto Ricardo Brennand
Engenho São João, s/n, Várzea
25 de abril
A partir das 15h
R$ 5,00 (Inteira), R$ 2,00 (Meia). As terças-feiras a entrada é gratuita.
Informações: (81) 2121.0352