quarta-feira, 22 de abril de 2009

‘Conto Sete em Ponto’ homenageia o Dia Nacional do Choro em MG

Na data em que se comemora o Dia Nacional do Choro, dia 23, às 19h, o projeto ‘Conto Sete em Ponto’ apresenta o espetáculo "Contando e cantando a história do choro", comandado pelo grupo “História através da Música”, do Rio de Janeiro, no Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa.

Já na sexta-feira, dia 24 de abril, o grupo segue para Ouro Preto onde vai apresentar o mesmo espetáculo, às 21h, no lançamento do projeto ‘Conto Nove em Ponto’, na Casa da Ópera, o mais antigo teatro em funcionamento da América Latina.

O espetáculo "Contando e cantando a história do choro" reúne clássicos do chorinho como ‘Brasileirinho’, ‘Tico-tico no fubá’, ‘Pedacinhos do Céu’, entre outros, que fazem parte do repertório popular e que todo brasileiro já ouviu e cantou várias vezes. Os dois espetáculos, idealizados e promovidos pelo Instituto Cultural Aletria, são um convite para um mergulho especial na história do gênero musical urbano que é a cara do Brasil.

O grupo - O projeto ‘História Através da Música’, criado em 2001, é fruto de encontros, reflexões e debates entre professores de História que têm a música popular brasileira, especialmente o samba, como objeto de estudo e pesquisa. A proposta, desenvolvida inicialmente pelos professores Romney Lima (cavaquinho), Alberto Buaiz (pandeiro) e André Mendes (violão sete cordas), foi ensinar História do Brasil aos alunos, tendo a música como principal ferramenta didática e motivadora da aprendizagem.

A iniciativa cresceu, saiu dos limites da sala de aula e tornou-se um projeto educativo–cultural, que hoje conta com sete integrantes. Além dos fundadores, estão no grupo os músicos Bruno Eschenazi (bandolim), Jorge Oscar (contrabaixo), Valdir Ribeiro (percussão) e o ator Rodrigo Micheli, que se apresentam em espaços de educação, cultura e lazer.

O projeto - O ‘Conto Sete em Ponto’ é produzido pelo Instituto Cultural Aletria, com coordenação das contadoras de histórias Beatriz Myrrha e Rosana Mont’Alverne. É realizado mensalmente em Belo Horizonte (MG), na última quinta-feira do mês, sempre às 19h, no Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa.

A estréia da nova versão do projeto, o ‘Conto Nove em Ponto’, em Ouro Preto, consolida a iniciativa de sucesso criada há 11 anos na capital mineira. Para Rosana Mont’Alverne, uma das criadoras do projeto, é a realização de um sonho. “Levar o projeto para outras cidades de Minas Gerais é uma conquista do Instituto Cultural Aletria e mais um capítulo de sucesso na história de resgate e preservação da narrativa oral. Espero que, cada vez mais, possamos cuidar da nossa memória cultural com projetos que ajudem o brasileiro a contar sua história para as futuras gerações”, destaca Rosana. Em Ouro Preto, o espetáculo será apresentado na Casa da Ópera, sempre na última sexta-feira do mês, às 21h.

Serviço
Conto Sete em Ponto – “Contando e cantando a história do choro”
23 de abril
Às 19h
Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
Praça da Liberdade, 21, Funcionários, Belo Horizonte - MG

Ouro Preto
24 de abril
Às 21h
Casa da Ópera
Informações: (31) 3296.7903 
www.aletria.com.br
Evento Gratuito, com retirada de convites antecipadamente