quarta-feira, 22 de abril de 2009

Samuca lança Sem palavras

Livro reforça a arte do humor gráfico em Pernambuco

O cartunista Samuca lança, neste sábado, dia 25, o livro Sem palavras, o segundo de sua carreira. O nome da obra faz alusão à linguagem do cartum, que, mesmo sem palavras, ironiza, critica e reflete sobre assuntos diversos, de forma bem humorada. Ao longo das 120 páginas, o livro traz 90 cartuns, alguns inéditos e outros já publicados. A sessão de autógrafos acontece na Livraria Cultura, às 18h.

Com carreira sólida como chargista do Diario de Pernambuco, Samuca explica porque optou por lançar um livro de cartuns: “Pelo fato de não ter palavras, o cartum possui uma linguagem universal e trata de temas amplos, como os costumes. É uma imagem iconográfica que representa uma ideia. Por isso, ela atravessa o tempo com mais facilidade e pode ser compreendida por mais gente. Essa é a principal diferença em relação à charge”, diz o cartunista.

Sem palavras é um projeto antigo de Samuca, que não deve se esgotar com a publicação do livro. O artista também pretende realizar palestras em escolas públicas e privadas, além de promover uma exposição do trabalho, como forma de divulgar a arte. “Não há muito espaço para o cartum no mercado editorial. Por isso, muita gente não distingue o gênero da charge e da caricatura, por exemplo”, revela. Realizado com o incentivo do Funcultura, do Governo do Estado de Pernambuco, Sem palavras será doado a bibliotecas.

Carreira - Samuca iniciou a carreira profissional em 1984, publicando no tablóide alternativo O Rei da Notícia, criado pelo seu irmão mais velho, o chargista Clériston. Antes, aos 14 anos, trabalhou como auxiliar de desenho, com o cartunista Ral. Após passagem pela antiga Folha de Pernambuco, Samuca passou a publicar charges na página de Opinião do Diario de Pernambuco, onde trabalha desde 2006. Também produz cartuns para o caderno Viver.

O seu primeiro livro, A vida por uma linha, foi lançado em 1999 e premiado como o melhor livro de cartum daquele ano, no 12º HQ Mix, realizado em São Paulo, em 2000. Depois, lançou outros projetos em parceria com amigos e fundou a Associação dos Cartunistas de Pernambuco (Acape). Premiado em outros salões, dá mais um passo na sua carreira, com a publicação de Sem palavras.

Serviço
Lançamento do livro Sem palavras, do cartunista Samuca
25 de abril
Livraria Cultura
Às 18h