O ano de 2009 é marcado pelas comemorações pelo centenário do nascimento de Dom Helder Camara (1909-2009). Para homenagear e lembrar as ações realizadas pelo arcebispo emérito de Recife e Olinda, o Paço Alfândega recebe a exposição “Memória e Profecia”, até o dia 22 de agosto. Por meio de banners com imagens e textos, a mostra relembra a trajetória política e religiosa deste grande ícone, um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Falecido em 1999, ele completaria 100 anos em fevereiro deste ano.
Montada inicialmente na França pela Associação Dom Helder Memória e Atualidade, a exposição teve o direito cedido para o Centro Alceu Amoroso Lima, no Rio de janeiro, que a remontou e a adaptou para o português. A mostra é composta por 24 painéis de 1m20 de altura com textos do próprio Dom Helder, depoimentos sobre sua morte e fotos com legendas, que contam a vida do arcebispo de Recife e Olinda nas diversas áreas em que atuou.
Os banners relatam a atuação de Dom Helder na política, na Igreja, no campo social, na relação com os jovens, no comportamento dentro dos conflitos, como lutador pela paz, na relação com outras religiões, na espiritualidade e na poesia. Além disso, os visitantes ainda encontram, no fim da mostra, uma bibliografia com os livros sobre o religioso e os que ele mesmo escreveu.
A exposição é itinerante e já passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza. Após sua passagem pelo Recife, a mostra deve passar pela Paraíba, entre outros locais. A visitação é aberta ao público no horário de funcionamento do shopping.
Serviço
Exposição “Memória e Profecia”
Até 22 de agosto
Paço Alfândega
Rua Alfândega, 35, Bairro do Recife, Recife - PE
De segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h
Informações: (81) 3424.1400