Massa com azeitona e tomates secos é deliciosa opção para o jantar Uma pequena recepção para poucos amigos ou um jantar de aniversário para muitos exigem um menu diferente e apropriado para o horário e o tipo de público. Não importa o tamanho da festa, no fim das contas, organizar tudo sozinho pode ser um grande problema para o anfitrião. Para evitar desabores, o interessante é buscar auxílio em buffets e restaurantes que ofereçam serviço para esses tipos de eventos, e que estarão atentos a detalhes como o melhor cardápio para o horário proposto ou como harmonizar comida e bebida. A gourmetrice Madalena Albuquerque, que comanda o bistrô Just Madá, sabe bem disso. “É preciso levar em conta o formato da festa, se é intimista ou balada. E a partir disso montar o cardápio, levando em conta também o paladar do cliente”, pontua.
Para um evento matinal, Madalena indica uma mesa com chás e doces, unindo receitas clássicas francesas e as da terra, como o bolo de rolo e os bolinhos de goma.À frente do happy hour que marcou o lançamento da coleção In-fluências, da Empório Beraldin, a gourmetrice escolheu um menu com miniaturas de pratos conhecidos. “Um happy hour é uma festa leve, que pede comidas em pequenas doses”, afirma. Para o momento, miniaturas de gratinado de macaxeira com charque, purê de batata doce com bacalhau salteado com toque de noz moscada, massa com salada caprese e mini quiche de alho poró.Para a chef Rafaela Suassuna, do Buffet Porto Fino Recepções, grandes eventos à noite merecem uma atenção especial.
Segundo ela, pensar na rotina do convidado antes de ir à festa é um trunfo para acertar no cardápio. Em casamentos, por exemplo, é preciso levar em conta que a convidada passará boa parte da tarde em um salão de beleza, chegará em casa em cima da hora para se arrumar e ainda passará pela cerimônia antes do tal esperado comes e bebes. Depois de tudo isso, é fome na certa. Para tranqüilizar, Rafaela costuma organizar ilhas diferenciadas com alimentos, como uma de crepe, outra de salada e de queijo, mostrando que comida não faltará. Em paralelo, um coquetel volante seguido de um jantar.
Se a festa em questão é um aniversário, as ilhas não são tão necessárias. Pode-se preparar um coquetel volante com frios seguido de um jantar ou entradas quentes. Entre elas, carré de cordeiro com purê de batata doce e creme de frutos do mar com perfume de dendê. Tudo organizado, é curtir a festa e se deliciar com os sabores pensados, independente da ocasião.
Serviço
Madalena Albuquerque - Just Madá – (81)3467.4618/ 9212.4618
Rafaela Suassuna – Buffet Porto Fino Recepções – (81) 3441.1708/ 9976.0342