domingo, 17 de agosto de 2008

Lixo Chique

Empresa pernambucana Lixiki lança linha de produtos a partir de material de descarte, centrada na responsabilidade sócio-ambiental

Para “salvar o planeta” e garantir um futuro melhor para filhos e netos, empresas de vários segmentos buscam soluções, visando diminuir o impacto de suas atividades na natureza. Essa nova forma de ver o mundo vem contagiando pessoas em todos os lugares, mudando comportamentos e criando novas opções de uso para materiais considerados, anteriormente, lixo. Unindo essa nova ótica ao conceito de uma empresa socialmente responsável, chega ao mercado pernambucano a LIXIKI, que une o conceito da reutilização de material de descarte, com um processo produtivo descentralizado, que ocorre em comunidades do Recife.

Os produtos são desenvolvidos em quatro linhas distintas: Fashion, Promo, Office e Décor, além da Lixiki oferecer serviços como decoração de espaços internos e públicos, cenografias, oficinas de reutilização e projetos especiais para empresas. A estrutura é bastante simples, com uma pequena equipe, além das duas sócias, Ana Borba e Ana Lins.

A Lixiki ainda presta serviços de desenvolvimento de elementos e projetos de ambientação interna e externa, voltadas para promoções e eventos. É essa parte da empresa que é responsável pela ambientação e decoração de shoppings e praças em datas festivas, além de stands em feiras, como recentemente na SuperMix, para o Papa-Vidro, programa de reciclagem de vidro da CIV, empresa do Grupo Cornélio Brennand.

A Lixiki desenvolve produtos com o conceito de reutilização de materiais, não se trata de reciclagem. Na regra dos “3Rs”, REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR, a reutilização é um bem ambiental ainda maior. “Para nós, o resíduo é matéria-prima em seu estado original, sem que seja necessário passar por nenhum processo industrial, que é o caso da reciclagem, sem contar que reutilizamos também materiais não recicláveis, a exemplo da lona de campanhas publicitárias, alguns tipos de vidro, discos de vinil, CDs e outros”, diz Ana Borba.

“A empresa foi concebida para ter seu processo fabril descentralizado, ou seja, a produção acontece nos grupos de trabalho das comunidades. Para isso, Ana Borba selecionou e capacitou associações de moradores em várias comunidades do Recife”, esclarece Ana Lins. Com esse modelo operacional, as sócias geram emprego e renda no local de moradia das pessoas.

NO MERCADO - Várias lojas dos segmentos de moda e decoração já incorporaram a idéia de trabalhar com produtos LIXIKI. A Misancene, loja de roupas e decoração no Espinheiro, está comercializando uma linha de bolsas voltada para um público “descolado”. Já a Avesso, da empresária Cris Pontual, além de comercializar bolsas retornáveis em diversos tamanhos, ainda está desenvolvendo uma linha de carteiras e cintos femininos exclusiva para sua loja. A Casapronta, de Dóris David de Souza, disponibilizará dois modelos de luminárias manufaturadas a partir de garrafas PET. E ainda, na Maria Casa, localizada no Shopping da Decoração, em Boa Viagem, podem ser encontradas bolsas retornáveis de compras em três tamanhos (super saco, midi e mini), além de nécessaires, blocos e artigos da linha Office.
Onde encontrar:

Casapronta
Av. Domingos Ferreira, 1274
Shopping da Decoração – Boa Viagem
Fone: (81) 3465.0010

Misancene
Rua da Hora, 647 - Espinheiro
Fone: (81) 3221.1043

Maria Casa
Av. Domingos Ferreira, 1274 – lojas 10 e 11
Shopping da Decoração - Boa Viagem
Fone: (81) 3327.6499

Avesso
Av. Rui Barbosa, 806 – Graças
Fone: (81) 3301.7690