segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Abrasel-PE lança livro do Recife Sabor & Arte


Quase um mês de festival e 44 restaurantes trazendo novidades para o cardápio pernambucano. Agora, encerrado o Recife Sabor & Arte – Gastronomia e Artesanato, os clientes podem se deliciar com as imagens e o processo de construção de cada um dos pratos criados durante o festival gastronômico. O livro Recife Sabor & Arte – Gastronomia e Artesanato foi lançado na reta final do festival e está à venda nas principais livrarias do Recife e nos restaurantes participantes.

A coordenadora de eventos da Associação de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE), Isabella Jarocki, explica que a publicação vai além da idéia de um livro de receitas, tornando-se, na verdade, um ensaio fotográfico. "Como o festival deste ano é uma homenagem ao artesanato, quisemos enfocar o chef como um artesão. Trazemos fotos dele cortando, cozinhando, mexendo as panelas", descreve. Para cada restaurante, a publicação dedica duas páginas: uma com imagens do prato e outra com as fotos do fazer o prato.

O ensaio fotográfico é de Eudes Santana, que pelo terceiro ano consecutivo produz as imagens da publicação. Como relembra Eudes, a concepção do livro começou a ser pensada ainda no ano passado, logo que foi definido o tema desta edição do festival. "Comecei a pensar em trabalhar o chef como um artesão da cozinha. Por que não mostrar o cozimento de um prato, como o modelar de uma peça de barro? Uma pincelada da gema do ovo como uma pintura de uma tela?", indaga.

A idéia foi discutida em parceria com a Abrasel e o resultado, como define Santana, é "um livro que sai da cozinha e vai para a sala". "Fizemos um livro de fotografias de arte do ponto de vista gastronômico", define. Para compor a publicação, o fotógrafo fez nada menos que quatro mil imagens. Destas, foram selecionadas aproximadamente 220.

Essas fotos serviram para que o design gráfico Francisco Júnior, da D'Design, desenvolvesse um projeto diferente dos anteriores. São 118 páginas, em um formato mais longo: 23 centímetros (cm) de largura e 31 (cm) de altura. "Como ele é um livro de imagens, pensamos em um formato maior", explica. Para o design, a concepção do livro segue a proposta de recontar nas páginas da obra, o preparo de cada prato.

Antes do lançamento, a Abrasel promove ainda um bate-papo com o público sobre harmonização de vinhos. A discussão será conduzida por profissionais da Ingá Vinhos Finos.

Assim como na primeira edição, a publicação estará à venda, após o lançamento, nas principais livrarias e nos restaurantes participantes. O festival Recife Sabor & Arte acontece até dia 21 de setembro e tem o patrocínio da Prefeitura do Recife, Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Brasil, Rede Globo Nordeste, Pitu e Arroz Tio João. O apoio é do Recife Convention & Visitors Bureau, Arroz Tio João, Ingá Vinhos Finos e Vinhos Miolo.

Serviço
Livro Recife Sabor & Arte – Gastronomia e Artesanato
Quanto: R$ 40. À venda nas livrarias Saraiva e Cultura e nos restaurantes participantes.
Informações: (81) 3465.7570