quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Carro elétrica começa a ser vendido em 2011

Chevrolet Volt utiliza propulsor elétrico e um pequeno motor a combustão para gerar eletricidade
O Chevrolet Volt é a aposta da montadora para se recuperar no mercado americano. A versão final do modelo foi apresentada hoje em transmissão mundial diretamente de Detroit, Estados Unidos. A data não é uma coincidência. A General Motors está comemorando 100 anos de existência.

O Volt é um veículo elétrico que também funciona com um motor a combustão, mas o propulsor só começa a funcionar depois de 64 quilômetros rodados, autonomia garantida pelas baterias de lítio instaladas no centro do assoalho. A novidade se diferencia dos modelos híbridos de hoje por não utilizar o motor tradicional para impulsionar as rodas. O motor flexível trabalha com o E85, uma mistura de 85% de álcool e 15% de gasolina, e funciona como uma espécie de gerador, alimentando as baterias e um pequeno dispositivo elétrico – responsável por movimentar o eixo dianteiro.

O motor tradicional utilizado é um 1.0 de três cilindros dotado de uma turbina, mas não é usado para tracionar as rodas. Significa que sempre trabalha na mesma rotação para alimentar os componentes elétricos e recarregar as baterias. Um plugue permite que o Volt possa ser conectado a uma tomada doméstica comum para recarregar os acumuladores. A GM afirma que o Volt pode ser totalmente recarregado em menos de três horas.

As vendas estão programadas para o primeiro trimestre de 2011, mas os preços ainda não foram divulgados. Por enquanto não há previsão da chegada do sedã ao Brasil.

Fonte: www.zap.com.br