segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Grappa: a aguardente de origem italiana

A Casa dos Frios exibe em suas prateleiras uma infinidade de cachaças. Brasileiras e de outros estados. Com nomes populares e com nomeclaturas até abusadas que fazem rir pela originalidade e ousadia. Muitas disputadas por colecionadores. E entre estas, destaque para a qualidade da Grappa. Branca e reserva.
Grappa é uma aguardente de origem italiana. Segundo a história existe desde o século XI, porém a partir do século XX que essa bebida plebéia passou a ser produzida e louvada como um produto de requinte,m assim como o conhaque francês ou o malte escocês. É produzido com as uvas mais perfumadas, o que lhes confere um aroma genuíno. As uvas são prensadas e fermentadas por um período entre oito e quinze dias. Hoje a destilação foi modernizada e acompanha sistema a vapor direto, em pequenos alambiques de cobre.
Depois o liquido descansa por no mínimo três meses. Durante os quais adquire a maciez e equilíbrio de aromas. O resultado é uma bebida forte, com teor alcoólico, variando entre 40% e 50%, semelhante a cachaça brasileira. Na Itália costuma ser misturada ao café (café correto) ou servida como digestivo. Além disso, tornou-se ingrediente na cozinha das regiões produtoras como Vêneto, Friuli e Piemonte, realçando ainda molhos, marinados e sobremesas.
Por aqui, a Grappa coleciona adeptos entre freqüentadores de restaurantes mais sofisticados e, aos poucos, atrai fãs em bares e até mesmo consumida por adeptos em casa. E é, geralmente, degustada pura, em pequenos cálices e em temperatura ambiente.
A Grappa italiana traz no rótulo a variedade da uva utilizada na elaboração da bebida. Existem de vários tipos: jovens, aromáticas, afinada em madeira, afinada em madeira aromática, envelhecida, envelhecida aromática. Na Itália sua produção já alcança mais de 33 milhões de garrafas por ano. A palavra Grappa ou deriva do alemão “schaps” que literalmente significa destilado ou aguardente, ou mais provavelmente do Piemontese “rapa" ou do lombardo “grapa” termos que se referem ao bagaço.

Quem desejar experimentar Grappa, procure pela marca Carpenè Malvolti (branca e reserva), na Casa dos Frios (Rui Barbosa e Boa Viagem) que é uma excelente marca italiana, de bagaço de uva branca. A garrafa de 750ml custa R$ 66,50.

Serviço:
Casa dos Frios
Avenida Rui Barbosa, 412, Graças, Recife - PE
Fone: (81) 2125.0000

Avenida Domingos Ferreira, 1920, Boa Viagem, Recife -PE
Fone: (81) 2125.0231



*Foto: Wallace Campos