quinta-feira, 27 de novembro de 2008

30ª edição do Peça a Peça do Instituto Ricardo Brennand

A arte decó é tema de bate-papo no Instituto Ricardo Brennand, neste sábado, 29, na Várzea, a partir das 15 horas, no Foyer do Museu-Castelo São João. Esta é a 30ª edição do Projeto Peça a Peça, uma iniciativa promovida por aquele complexo cultural, através da sua ação educativa, que traz ao público visitante o tema escolhido, em cima da coleção voltada à obra desta escola artista: “Escultura Feminina” do artista Italiano Elio de Giusto (Itália, 1899 + São Paulo, 1935).

O trabalho será embasado por bate-papo do educador Carlito Person, que trabalhará em cima da peça deste escultor, falecido ainda jovem, e premiado com medalha de ouro, em 1935, no Salão Paulista de Belas-Artes. “A nossa proposta é aproximar, cada vez mais, o público da história e do mundo das artes, através da análise e do debate aberto em cima das obras do próprio acervo do Instituto”, destaca a coordenadora da ação educativa do IRB, Joana D´arc de Souza e Silva.

“Escultura Feminina” encontra-se exposta no foyer do Museu e é um exemplo singular desta expressão de origem francesa (abreviação de arts décoratifs), referente ao universo decorativa que se afirmou, nos anos 20, nas artes plásticas, artes aplicadas (design, mobiliário, decoração etc.) e arquitetura no entreguerras europeu.

Além do bate-papo com o público, será desenvolvida ainda uma atividade específica para o público infanto-juvenil com o educador Carlos Lima, no atelier do IRB, também às 15 horas. No espaço, a criatividade correrá solta numa oficina de modelagem em argila, voltada para meninos e meninas da faixa etária de 08 a 14 anos. E, às 16 horas, a atriz Bela Moraes encerrará a agenda com uma programação diferenciada. Ela trará para o deleite do público um sarau performático com textos de modernistas brasileiros, sob a direção de Alcides Córdova.

O artista - Elio de Giusto foi um dos mais expressivos e importantes escultores italianos a se erradicar no Brasil após a Primeira Guerra Mundial. No país, é uma das principais referências em obras nas necrópoles paulistanas. Tornou-se tutor de vários expoentes do mundo das artes no Brasil, como Gaetano Fracarolli (professor da Fau/USP, que implantou e dirigiu o laboratório de modelos e ensaios), que trabalhou em seu ateliê em São Paulo, de 1929 a 1934.

Dentre seus trabalhos, destacam-se os vasos em bronze da escadaria monumental do Museu Paulista e o alto relevo em bronze (1923) representando cena histórica, no Panteão dos Andradas, em Santos. Elio de Giusto ainda é autor de várias obras de arte que retratam a figura de Cristo, que podem ser perfeitamente apreciadas no Cemitério da Consolação, mostrando um Cristo bem brasileiro, com barba idêntica as usadas pelos nossos caboclos, com pés e mãos gordas.

Serviço
Projeto Peça a peça
29 de novembro
Às 15h
Instituto Ricardo Brennand
Engenho São João, s/n, Várzea, Recife - PE
Entrada: R$ 5,00 (Inteira), R$ 2,00 (Meia)
As terças-feiras a entrada é gratuita.
Informações: (81) 2121.0352



*Fotos: Carlos Lima