terça-feira, 25 de novembro de 2008

“Contos musicais do Braguinha”

Compositor será homonageado no Conto Sete em Ponto


O ‘Conto Sete em Ponto’ desta quinta-feira, 27, fará uma homenagem especial ao saudoso compositor Braguinha, com o espetáculo “Contos musicais do Braguinha”, a partir das 19h. A apresentação, recheada de contos e músicas, desta vez fica por conta dos contadores de histórias Beatriz Myrrha, Cristina Barbosa, Maria Lúcia Miranda, Pierre André e Rogério Taurinho, acompanhados pelos músicos Adenilson Rodrigues (trombone e efeitos), Fabrino Campelo (percussão), Luiz Fernando Porto (violão) e Marcos Marques (percussão).
Braguinha, ou João de Barro, deixou de herança uma maravilhosa coleção de contos versados, musicados e interpretados com tamanha graça e delicadeza, que há décadas vêm marcando muitas gerações. Quem nunca cantou ou ouviu: “Eu sou o Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau...”, ou “Pela estrada afora eu vou bem sozinha...” ou ainda “Quem quer casar com a Senhora Baratinha...?”. Braguinha ficou muito conhecido também por suas marchinhas de carnaval: “Pirata da Perna de Pau”, “Chiquita Bacana”, “Vai, com jeito vai”, “Balancê”, entre outras. Foi co-autor dos clássicos “Pastorinhas” com Noel Rosa, “Carinhoso” com Pixinguinha, entre outros.

Mas não foi apenas como compositor que Braguinha deixou seu legado, ele trabalhou em cinema e adaptou para o português músicas e filmes da Disney e de Charles Chaplin, além de ter sido diretor artístico da Columbia e da Continental. Foi nesta função que nasceu a famosa coleção “Disquinho”, que produziu histórias da tradição oral versadas e musicadas por ele e por outros nomes importantes da música brasileira, como Radamés Gnatali: “Festa no Céu”, “Chapeuzinho Vermelho”, “Branca de Neve e os 7 anões”, “O Pequeno Polegar”, “Dona Baratinha” etc.

Conto Sete em Ponto - Desde abril, todas as apresentações do Conto Sete em Ponto são realizadas na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa que, segundo previsões do Governo Estadual, vai integrar o futuro ‘Corredor Cultural de Minas Gerais’ na Praça da Liberdade. O projeto é uma realização do Instituto Cultural Aletria e tem a coordenação das contadoras de histórias Rosana Mont´Alverne, Daura Guimarães e Beatriz Myrrha.

O projeto, que acontece na Biblioteca Estadual Luiz de Bessa, está em seu 11º ano de realização, foi idealizado e é produzido pelo Instituto Cultural Aletria.
Serviço
Conto Sete Em Ponto – “Contos musicais do Braguinha”
27 de novembro
Às 19 hrs
Biblioteca Estadual Luiz de Bessa
Praça da Liberdade, 21, Funcionários, Belo Horizonte - MG
Informações: (31) 3296.7903
Site: www.aletria.com.br
Evento Gratuito, com retirada de convites antecipadamente