terça-feira, 25 de novembro de 2008

Recife sedia Campeonato Mundial de Damas

A capital pernambucana vai sediar, desta quinta-feira, 27, até o dia 05 de dezembro, a 23ª edição do Campeonato Mundial de Jogos de Damas, que será realizado no salão de eventos do Recife Plaza Hotel, em Boa Viagem. O evento, que terá partidas das 14h às 19h, todas transmitidas pela internet, é uma realização da Confederação Brasileira da Modalidade, com apoio da Federação Mundial, e será patrocinado pela Prefeitura do Recife. Vão participar do torneio, 30 jogadores de 15 países, em todas as faixas etárias.

Pela primeira vez realizado em solo nordestino, o campeonato vai contar com participações de jogadores de destaque no cenário internacional de jogo de damas, como o atual campeão do mundo (em 2007), o russo Oleg Dachkov; do também russo Alexander Schuartzman, quatro vezes campeão mundial, e do ucraniano Yuriy Anikyeiev, também ex-campeão mundial. No dia 30 de novembro, no Colégio IEP, em Santo Amaro, das 8h às 18h, a população poderá desafiar os três campeões, que vão fazer uma apresentação gratuita em diversas partidas coletivas.

Durante o mundial, vão sentar diante dos tabuleiros competidores do Brasil, China, Rússia, Ucrânia, Israel, EUA, Moldávia, Polônia e Alemanha, entre outras nações.

Saiba mais – O jogo de damas é considerado um esporte mental, ao lado do xadrez, bridge, shoguin, entre outros. Em todo o mundo, são cerca de 400 milhões de aficcionados, sendo 300 milhões na China. No Brasil, são pelo menos 30 mil jogadores. Dos 20 campeões brasileiros, 13 são do Nordeste. O principal jogador de Pernambuco é Augusto de Carvalho, seis vezes campeão brasileiro. Ele está confirmado na equipe brasileira, formada por cinco jogadores. Pouca gente sabe, mas este ano, em Pequim, foi realizada, após as pára-olimpíadas, a 1ª Olimpíada Mundial de Esportes Mentais, vencida pela China.