terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Aurus apresenta Grupo Aruanda com 'Folia de Reis' e as 'Pastorinhas'

Amanhã, dia 20, é comemorado o Dia de São Sebastião, considerado o protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra. Nesta data, são oficialmente encerradas as comemorações do Natal e do Dia de Reis.

Para comemorar a data em grande estilo, o Aurus Bar e Restaurante convidou o Grupo Aruanda para uma apresentação especial dos espetáculos "Folia de Rei" e as "Pastorinhas," a partir de 20h30. O objetivo é celebrar a cultura e a fé, proporcionando ao público um contato mais próximo com as tradições do povo mineiro através da dança e da música folclórica.

O Grupo Aruanda é um dos maiores e mais respeitados representantes da cultura parafolclórica do Brasil, e se destaca pela pesquisa e projeção fiel de músicas e danças folclóricas de todas as regiões brasileiras, apresentado espetáculos ricos em sons, cores e brilhos.

O Aurus Bar e Restaurante é especializado na cozinha contemporânea, que reúne o melhor das culinárias italiana, francesa, espanhola, portuguesa, árabe, oriental e brasileira. O local é apropriado tanto para um happy hour descontraído, com cervejas artesanais e tira-gostos, quanto para um jantar especial na companhia de um bom vinho.

Folia de reis -Dança do solstício natalino ou de verão, é organizada com a finalidade de angariar fundos para as comemorações típicas dos Santos Reis. São figuras mascaradas que percorrem as ruas da cidade, fazendo adoração de lapinhas e rezando profecias do nascimento de Jesus. Nas portas, após o ritual religioso, realizam a folia que é uma seqüência de danças sobre manguaras. Após a dança, as figuras mascaradas portando pequenas sacolas vão ao encontro dos espectadores para receberem os donativos. Os números apresentados pelo Grupo Aruanda são autênticos e recolhidos em Belo Horizonte, na Vila São Vicente, sem nenhum retoque.

Pastorinhas - Dança do solstício natalino, comum nas regiões norte e nordeste de Minas Gerais, onde foi pesquisada, e também em diversas regiões do país. Representa uma cena de adoração do presépio. O lenço branco simboliza a paz; o ramo de flores - o florescimento do cajado de São José; a vela acesa - Cristo. A luz do mundo. As Pastorinhas visitam as casas onde estão montados os presépios. Após cantarem nas portas, se abertas, adentram e adoram o Menino Jesus e retornam a entrada das casas onde cantam e bailam. E assim, durante todas as noites até a festa de Santos Reis.

Serviço
Aurus Bar e Restaurante
Rua do Ouro, 1701, Serra, Belo Horizonte - MG
Informações e reservas: (31) 3241.6578