quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Cidade pernambucana será destaque no Fashion Business

Pernambuco, através do Sebrae, participa, mais uma vez, da Fashion Business, um dos maiores eventos no segmento de moda do país, que acontecerá de 11 a 16 de janeiro. Na ocasião, um grupo de 40 artesãs do município pernambucano de Passira, da comunidade de Varjada, será representado pela artista Maria da Paz, que levará para expor no estande da Talentos do Brasil, uma coleção de 15 peças artesanais elaboradas em tecido plano, com rendas, bordados e pedrarias.

A coleção apresentada tem a intervenção dos estilistas Yuri Sarmento Silveira e Eduardo Vilmar Rosa, indicados por Ronaldo Fraga para participarem da ação e é fruto de um trabalho iniciado pela Habitat para a Humanidade (HPH), uma organização global não-governamental. A Ong tem como meta principal a eliminação de todas as formas de moradia inadequada no mundo.

Varjada é uma comunidade situada na Zona Rural do município de Passira no Semi-Árido brasileiro, a 112Km de Recife. É formada por agricultores e bordadeiras. De acordo com dados obtidos no site da Habitat, dos residentes que atuam na economia formal e informal 40,74% convivem com menos de um salário de renda. O nível de escolaridade é baixo e mais de 50% só assinam seu nome, o que se caracteriza em analfabetismo funcional.

Para o analista do Sebrae em Caruaru, Mário César Freitas Lins, a iniciativa de se trabalhar com o artesanato foi, também, a saída para explorar os potenciais dos moradores. "Como opção de geração de empregos a comunidade começou a trabalhar com a renda e o bordado. A escolha pelo trabalho no segmento de moda é fruto de uma busca por um novo mercado ao tradicional e já saturado cama, mesa e banho", explica.

Fashion Business - A feira, que ocorre anualmente no Rio de Janeiro, tem por objetivo impulsionar seus participantes a promover suas marcas, conhecer a percepção e aceitação de seus produtos durante a mostra e desfiles e construir uma imagem forte da empresa. Considerada a maior e mais expressiva bolsa de negócios do segmento de moda, o Fashion Business, que ocorre paralelo ao Fashion Rio, já se consolidou no mercado nacional como a mais conceituada reunião das marcas do setor. Integrando estilo e negócios, proporciona para os seus inúmeros participantes, o encontro entre grifes e as principais lojas multimarcas do país e do exterior.