quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Prefeitura orienta sobre cuidados com os pombos

Aparentemente inofensivos, os pombos carregam consigo uma grande quantidade de microorganismos que podem causar doenças. Por isso, a prevenção é melhor maneira de se evitar eventuais problemas. Pensando nisso, a Prefeitura do Recife, por meio do Programa de Saúde Ambiental (PSA), orienta a população no intuito de educar e prevenir as pessoas dos riscos. “As pessoas podem ajudar evitando dar comida a esses animais, colocando tela protetora nas caixas de ar condicionado, fazendo o devido acondicionamento do lixo e evitando varrer as fezes secas dos pombos para não inalá-las e contrair doenças”, recomenda Renata Guimarães, supervisora de Animais Sinantrópicos e Peçonhentos do Centro de Vigilância Ambiental da Prefeitura.

Segundo ela, o ideal é que essas fezes sejam umedecidas com água sanitária e removidas após 15 minutos. “Para isso, a pessoa deve estar sempre com luvas e um lenço cobrindo o nariz para proteger as vias aéreas de uma possível inalação dos fungos presentes nas fezes”, reforça. Os pombos são aves protegidas por lei, segundo o Ibama. Por esse motivo, não podem ser capturados ou mortos, a não ser em caso de grave problema de saúde pública. Por meio do PSA, que trabalha na prevenção de doenças ligadas ao meio ambiente, a Secretaria Municipal de Saúde atua no controle dessas aves e na questão educativa, ensinando as pessoas a respeito da prevenção.

Evitar alimentar os pombos é a principal orientação. Isso porque os restos de comida atraem as aves, facilitando a sua proliferação. O lixo é outro ponto importante a ser observado. Se mal acondicionado, pode ser facilmente aberto pelos animais, que se alimentam de restos. Os males mais comuns causados pelos pombos são a histoplasmose e a psitacose, cujos sintomas se assemelham aos da gripe e pneumonia. “Quando as doenças atingem pessoas com o sistema imunológico debilitado, podem evoluir para um quadro mais grave”, diz Renata.

A principal forma de transmissão dos microorganismos é pela inalação dos esporos dos fungos contidos nas fezes das aves. Os ácaros presentes nas penas também podem causar problemas, desenvolvendo alergias e irritações na pele. Há ainda outra questão: a contaminação dos alimentos por salmonelas. Como os pombos buscam comida também no lixo mal acondicionado, a proximidade das aves com estabelecimentos que comercializam alimentos, inclusive barracas informais, representa risco.

A população pode ajudar, agindo preventivamente e minimizando assim eventuais problemas. Para quem tem dúvidas ou quiser mais orientações, a Prefeitura possui a Ouvidoria Municipal de Saúde (0800.281.1520), que conta com uma equipe treinada e capacitada para atender ao cidadão. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. A ligação é gratuita. Abaixo, seguem algumas dicas básicas para evitar a proliferação de pombos.

Fique Atento

- Evite alimentar os pombos. Os restos de comida atraem as aves e facilita a sua proliferação, devido ao fácil acesso à alimentação;

- Coloque telas nas caixas de ar condicionado. Esses locais são perfeitos para que os pombos montem seus ninhos, uma vez que servem de abrigo para a chuva e o sol;

- Faça uma limpeza periódica dos forros, caixas d'água e marquises, assim como as caixas de ar condicionado. Esses locais oferecem abrigo seguro para os ninhos;

- Coloque o lixo em local adequado. Se mal acondicionado, pode ser facilmente aberto pelos animais.