quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Pernambuco fica em terceiro lugar no Prêmio Top 100 de Artesanato

Pernambuco conquistou o terceiro lugar na segunda edição do Prêmio Top 100 de Artesanato, promovido pelo Sebrae. No estado, dos 11 artesãos que concorreram, sete foram selecionados. Cerâmica, palha de bananeira, madeira de coqueiro e alumínio reciclado são alguns dos produtos dos artesãos. A ação visa promover o artesanato de todo o país e reconhecer as 100 unidades mais produtivas do Brasil.

Com isso, os artesãos tornam-se modelos para os outros, além de transformar seus produtos em algo confiável e dentro das normas corretas de produção, fortalecendo o artesanato pernambucano. Com nove unidades premiadas, o Piauí ficou em primeiro lugar, deixando a Paraíba, com oito unidades, em segundo lugar. Dos 27 estados inscritos, 25 tiveram a oportunidade de participar do programa. O intuito do Sebrae é aumentar ainda mais o número de inscritos, para que a excelente produção se alastre pelo país.

As vencedoras ainda ganharam um certificado de premiação, uma autorização de uso do selo ‘Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato’, até março de 2010, e divulgação de três produtos em sites e em materiais promocionais. Quem vencer ainda participará da Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae.

Algumas unidades que não foram selecionadas entre as melhores também tiveram seus benefícios. A novidade ofereceu um bônus de oito horas de recomendações sobre melhorias de gestão para aprimoramento de seu desempenho competitivo. A idéia é fazer esse acompanhamento, pós-premiação, para que, futuramente, elas tenham fortes condições de conquistar o prêmio.

TOP 100 - O Prêmio, bianual, tem o objetivo de se tornar um modelo de referência das melhores práticas de produção e comercialização no artesanato. Trata-se de um mecanismo inédito de segmentação mercadológica sendo, ao mesmo tempo, uma ferramenta de diagnóstico e de prescrição dos requisitos positivos que devem possuir uma empresa de artesanato. Desta forma, os participantes são devidamente orientados na busca de melhorias contínuas e, conseqüentemente, de sua condição competitiva e participação no mercado.