domingo, 29 de março de 2009

Semana de combate à tuberculose será realizada em Caruaru

 

No último dia 24 de março foi comemorado o dia mundial da luta contra a tuberculose, em virtude disto, a Secretaria de Saúde de Caruaru, através da Divisão de Vigilância à Saúde (Devisa), promove a partir desta segunda-feira, dia 30, a Semana de Combate a Tuberculose.

O evento visa orientar a população para a prevenção e cuidados com a doença. De acordo com dados da Devisa, no ano 2007 foram notificados 96 casos de tuberculose, com o registro de três óbitos e 27 pessoas curadas. Este ano, até o dia 24 de março, foram notificados 15 casos da doença. "Nosso objetivo é não deixar esse número subir. Buscaremos orientar a população para conseguir os resultados", explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Nara Lúcia Saraiva.

Durante a Semana de combate a tuberculose, aconteceram palestras nas unidades de saúde do município, panfletagens e presença de arte-educadores orientando a população sobre a doença. Além disso, no dia 03 de março, a equipe da Devisa vai estar fazendo este trabalho de orientação e panfletagem para cerca de 850 detentos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza.

A doença - A tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo paciente ao falar, espirrar ou tossir, por meio de gotas de secreção respiratória que se propagam pelo ar. É causada por microorganismos, o bacilo de koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis. A enfermidade pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. A tuberculose tem cura, mas o tratamento, que dura seis meses, não pode ser abandonado em hipótese alguma. Os sintomas são: tosse há mais de três semanas, perda de peso, febre baixa, cansaço fácil e suores noturnos. A Secretaria de Saúde informa que pessoas que apresentarem esses sintomas devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Programação da Semana de Tuberculose
30/03 - A partir das 9h - Panfletagem no CS Amélia de Pontes(Lactário)

01/04 - A partir das 8h -  Palestra, panfletagem e arte-educadores no CS Amélia de Pontes (Lactário) e nos aredores do bairro onde está localizado no centro de saúde

03/04 - A partir das 8h -  Palestra, panfletagem e arte-educadores na Penitenciária Juiz Plácido de Souza