quinta-feira, 30 de abril de 2009

Festival Brasil Sabor 2009 reúne 100 restaurantes no Estado e 1200 no País

Que tal apresentar a cultura de um local a partir de sua gastronomia? É isso que os restaurantes pernambucanos – e do Brasil – prometem fazer nesta quarta edição do Brasil Sabor 2009. O festival gastronômico ocorre entre os dias 29 de abril e 31 de maio, envolvendo um total de 100 restaurantes de doze municípios do Estado. A abertura do festival será marcada por um coquetel no Paço Alfândega, dia 29 de abril, às 19h30min. Sob o conceito “Todos os sabores, uma só arte”, o evento pretende oferecer pratos que mostrem a peculiaridade da culinária de cada região. O Brasil Sabor é um evento nacional promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o Ministério do Turismo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em todo o País, 1.218 restaurantes, de 203 municípios, já confirmaram a participação.

Durante o festival, serão distribuídos guias contendo os novos pratos, o nome dos restaurantes participantes e horário de funcionamento. A publicação será entregue gratuitamente em hotéis, aeroportos e nos próprios restaurantes inscritos no Brasil Sabor 2009. Também neste ano será lançada a quarta edição do livro “Segredos do Chef”. A obra reúne as receitas e imagens dos pratos desenvolvidos para o festival.

Sucesso na última edição, a Arena Gastronômica está de volta. Neste ano, é o Paço Alfândega que recebe o evento. A ideia é que seja montado um salão de um restaurante no qual serão ensinadas e apresentadas receitas que fazem parte do Brasil Sabor 2009 para ser saboreadas por convidados e clientes do shopping. Ao mesmo tempo em que oferece novos sabores, o Brasil Sabor promove conhecimento e qualificação para os que fazem o festival. É a Arena do Conhecimento que vai levar aos restaurantes participantes cursos de boas práticas, vinhos, inglês e montagem de ficha técnica para os funcionários dos restaurantes participantes.

E os clientes que saboreiam as delícias do festival também ganham prêmios. A cada prato pedido, eles ganham um cupom onde respondem à promoção cultural, completando a frase “Todos os sabores, uma só arte”. O primeiro sorteado ganha um fim de semana em São Paulo – com direito a passagem e estada - com um jantar no restaurante Dom, do chef Alex Atala. Para segundo lugar, os prêmios serão duas diárias no Sumerville Resort, na praia de Porto de Galinhas; e para o terceiro, um livro autografado e um jantar em um dos restaurantes participantes.

Serviço
Brasil Sabor 2009
100 restaurantes participantes em 12 municípios do Estado
De 29 de abril a 31 de maio
Informações:  (81) 3465.7570
www.brasilsabor.com.br