segunda-feira, 29 de junho de 2009

“Emengarda, a barata” inaugura série de lançamentos de livros infantis

“Quem quer casar com a dona baratinha que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha....” Muitos devem se lembrar da história da barata que sonhava em se casar. E desta música? “A barata diz que tem sete saias de filó. É mentira da barata porque ela tem é uma só...” Esta canção, de domínio público, e muito popular entre as crianças, fala da barata que era mentirosa. No conto “Emengarda, a barata”, o contador de histórias Pierre André mergulha na tradição oral infantil e cria a história da barata que cismou que queria se casar e inventou algumas mentirinhas para poder se gabar. É um pastiche dos contos e músicas sobra a famigerada dona baratinha de uma forma criativa, que ainda ganha graça nas ilustrações de Juliana Buli.

A evidente influência da tradição oral transforma o livro ainda mais acessível para as crianças. A escolha do texto em caixa alta é também uma forma de facilitar a leitura das crianças em alfabetização e transforma o livro em um instrumento de incentivo a leitura que pode ser usado também pelos professores na sala de aula.

“Emengarda, a barata” inaugura uma série de 10 lançamentos previstos para 2009 da editora Aletria voltados para o público infantil e juvenil. A palavra de ordem da editora é cuidado: tanto na escolha dos textos quanto na produção gráfica. A editora aletria acredita que pode ajudar a despertar a paixão pela leitura. Como diria o escritor Alberto Manguel: “o ato de ler resgata vozes do passado, preserva-as às vezes muito adiante no futuro, onde talvez possamos usá-las de forma corajosa e inesperada”. E nada melhor do que investir nas crianças para formar leitores apaixonados!

Serviço
Emengarda, a barata
Texto: Pierre André
Ilustrações: Juliana Buli
Páginas: 24
Editora: Aletria, 2009.
Lançamento: 04 de julho de 2009, 11h
Local: leitura bh shopping