sexta-feira, 26 de junho de 2009

Sebrae promove Rodada de Negócios na X Fenearte

Com objetivo de realizar negócios entre empresas e artesãos, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco, Sebrae, promove durante a X Feira Nacional de Negócios do Artesanato, Fenearte, a Rodada de Negócios do Artesanato, entre os dias 05 e 08 de julho, das 14 às 20h, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

A X Fenearte é realizada pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – AD Diper, em parceria com o Recife Convention & Visitors Bureau. A idéia do Sebrae é também inserir cada vez mais o artesanato nesse ambiente de negócios, valorizando o produto, que já recebe atenção do Sebrae nas capacitações e intervenções de design, antecedendo a entrada desse artesanato para o mercado. Os cinco Projetos de Artesanato do Sebrae são desenvolvidos em todo o Estado junto a associações e cooperativas de artesãos e tornam o produto mais competitivo, preservando ainda as suas raízes.

Negócios - Para esta edição da Rodada de Negócios são esperados cerca de 40 empresários (até esta semana, 32 empresas compradoras já estão inscritas), entre lojistas regionais e nacionais de Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná, Paraíba, Santa Catarina e do Distrito Federal. Além de 10 compradores de outros países (que ainda estão em definição). Todas essas empresas são denominadas “âncoras” e terão dois dias para adquirir peças e fomentar parcerias, atuando como compradoras dos produtos de artesãos, comerciantes e entidades do segmento do artesanato em Pernambuco. Este ano, a Rodada de Negócios do Artesanato realiza as atividades previstas num espaço de 216m². Espera-se gerar aproximadamente R$3,6 milhões nas negociações para um período de 12 meses, mantendo o montante alcançado em 2008.

ExposiçãoOutra participação do Sebrae em Pernambuco na X Fenearte é o estande de 81m2 com peças artesanais que tiveram intervenção de design, para melhoria da imagem e conquista de mais participação no mercado, sem alterar as características originais dos produtos, aproveitando ainda a matéria-prima, geralmente encontrada em abundância, em cada localidade. Esse trabalho é desenvolvido pelo Sebrae em vários municípios do Estado, a partir das suas unidades na Zona da Mata, Agreste Central, Agreste Meridional, Sertão do Pajeú e Sertão do São Francisco. São cinco projetos que atendem 37 municípios, beneficiando 700 artesãos. Na mostra, estarão artesanatos oriundos de várias cidades da Zona da Mata, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada e Petrolina. Também consta desse espaço, o projeto de Responsabilidade Socioambiental, desenvolvido pelo Sebrae.

Catálogo – Uma novidade vai possibilitar aos compradores e interessados em artesanato, a localização de produtos pernambucanos com agilidade. Para isso, todos os compradores inscritos na Rodada de negócios na X Fenearte vão receber uma edição do recém-lançado Catálogo Comercial do Artesanato de Pernambuco, publicado pelo Sebrae em Pernambuco, em parceria com o Governo do Estado, que reúne peças de 47 principais municípios produtores de artesanato. O Catálogo revela-se instrumento necessário para incrementar a comercialização nesse segmento, com apresentação dividida por matéria-prima, como cerâmica; madeira; lã, corda, tecidos e fios; fibra; couro; papel e tinta; e diversos. São quase 200 páginas, escritas em português, inglês e espanhol, com 300 fotografias coloridas e indicações de nome, contato e especificações do produto. No final da publicação, consta a lista de endereços onde é possível encontrar os produtos artesanais descritos.

Serviço
Rodada de Negócios do Artesanato
De 05 e 08 de julho
Das 14 às 20h
X Fenearte
Centro de Convenções, Olinda – PE
Sebrae/Informações: 0800.570.0800, das 08h às 20h, de segunda a sexta-feira
www.pe.sebrae.com.br e www.fenearte.pe.gov.br