quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Caruaru realiza vacinação contra a pólio

No próximo sábado, 19, será realizado o "Dia D" contra a poliomielite em todo o país. Em Caruaru, o evento terá a participação de Zé Gotinha e de arte-educadores nas unidades de saúde do município.

A pré-campanha teve início no dia 03 de agosto, foi paralisada através de uma determinação do Ministério da Saúde para evitar uma sobrecarga nos serviços de atenção básica que atendem os pacientes com suspeita de influenza A (H1N1). Sendo retomada no último dia 1º de setembro. As crianças que foram vacinadas na pré-campanha de agosto não precisam se vacinar novamente.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa que provoca efeitos devastadores e deixa marcas na criança para o resto da vida. O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição.

A vacina contra a pólio é segura e não traz contra-indicações. No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde, pois existe a possibilidade de um procedimento diferenciado.

A prevenção da poliomielite começa pouco depois do nascimento de uma criança. O bebê precisa tomar as primeiras doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade, com um reforço aos 15 meses. Mesmo tendo tomado as doses regulares, os especialistas recomendam o reforço da vacinação em todas as crianças menores de cinco anos durante as campanhas.

O Brasil tem o certificado de erradicação da doença há mais de dez anos, por isso é importante vacinar todas as crianças, mesmo as que estiverem com tosse, gripe, rinite ou diarréia.