quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Mostra fotográfica no Plaza conta história das tapeceiras do Timbi

Em 1983, devido ao baixo valor pago pelas fábricas da região ao trabalho artesanal, algumas mulheres resolveram formar uma associação que as possibilitassem produzir e administrar o próprio negócio. A partir daí, mulheres que tinham em comum o talento para confeccionar tapetes arraiolo em tela e lã fundaram a Tapeçaria Timbi, originada no município de Camaragibe. Atualmente, as artesãs produzem além dos tapetes, almofadas, painéis, passadeiras, pesos de porta, entre outros itens, utilizando cordão natural.

Com mais de 20 anos de atuação, agora chegou a vez de revelar a arte manual dessas artesãs para o público recifense. Através do Coletivo Pernambucano de Promoção do Design Social com apoio do Sebrae-PE e do Plaza Shopping, a coleção Casario Pernambucano, estará compondo a decoração dos ambientes montados na Exposição Casario Pernambucano  – Tapeçaria Timbi e Arquitetos Convidados,  no Plaza Shopping, em Casa Forte, até o dia 30 de setembro.

O trabalho de luta e determinação dessas mulheres artesãs também integra uma exposição fotográfica Tapeçaria Timbi, que conta parte dessa história através de cliques montados em painéis gigantes  de 1m por 1m40cm, com textos informativos que contextualizam as imagens. A mostra fotográfica fica em cartaz no piso L3, do Plaza, no mesmo período da exposição Casario Pernambucano.

Tanto a exposição dos tapetes quanto a mostra de fotos são promovidas pelo Sebrae/PE e Coletivo Pernambucano de Promoção do Design Social, com colaboração da Cartola Comunicação e Núcleo Pernambucano de Design. Integram a lista dos arquitetos convidados: Carlos Augusto Lira, Carmen Lúcia Cavalcanti e Luciana Raposo, Escritório ArqMulti, Kleber Carvalho, Luiza Nogueira, Santos e Santos Escritório de Arquitetura e Patrícia Santos.

Serviço
Exposição Fotográfica Tapeçaria Timbi
Até o dia  30 deste mês.
Plaza Shopping
Rua Dr° João Santos Filho, 255, Casa Forte
Entrada: gratuita
Informações: (81) 3265.8100