domingo, 6 de setembro de 2009

Oficina de Chefs reabre com novos cursos

Se você adora a idéia de poder preparar suas próprias receitas, mas não se sente confiante o bastante para fazê-lo, pode se inscrever nos cursos práticos de gastronomia da Oficina de Chefs que reabre terça-feira, dia 14. Dirigida pelos chefs César Santos e Luciana Sultanum, a escola volta a funcionar com novos cursos e um conceito inovador em que os alunos acompanham, de maneira detalhada, cada uma das etapas necessárias para se tornar um cozinheiro competente, preparando-o para suas primeiras incursões gastronômicas.

De acordo com César Santos, a Oficina de Chefs é ideal para aprender um pouco mais sobre os fundamentos básicos antes de se aventurar em algo mais ambicioso. “Aprender a cozinhar é um processo gradual, e a habilidade, o conhecimento aumentarão a cada nova receita. Portanto, não faz o menor sentido se arriscar em uma receita de massa se você nunca fez um macarrão simples”, orienta.

A cozinha experimental, do curso, que fica no terceiro andar da Galeria Porto Fino, da Av. Conselheiro Aguiar, 355, em Boa Viagem, é totalmente equipada com 16 estações de trabalho e equipamentos. No espaço os futuros mestres cucas irão desenvolver receitas sob orientação de renomados chefs e culinaristas locais e nacionais, que darão cursos rápidos de cozinhas italiana (Duca Lapenda e Lísia Maranhão), catalã (Claudemir Gomes), oriental tailandesa (Leandro Ricardo), francesa (Jeff Colas), oriental (André Saburó), contemporânea (Tiago Freitas), tortas e panificação (Cleonice Ferraz), além de como preparar saladas orgânicas (Zé Maria Sultanum), sobremesas (Sofia Mota), carnes e frutos do mar (Hugo Provout). Também estarão disponíveis vagas para os novos cursos de harmonização de vinhos da Zahil/Nez e etiqueta e produção de mesas.

Os cursos serão direcionados para todas as pessoas que tenham interesse em culinária, independente de seu grau de conhecimento da área. São aulas com duração aproximadas de um a três dias, com preços que variam de R$60 a R$120. No final todos são convidados a degustar os pratos preparados e recebem uma apostila com todas as receitas e dicas.

A Oficina de Chefs também é uma escola de gastronomia voltada para capacitar futuros profissionais do setor. O espaço está aberto para fechar parcerias com as Faculdades de Turismo e Gastronomia, dando a possibilidade do alunado a ter aulas práticas num laboratório de última geração. “Assim, ganham o curso, o aluno e o mercado de trabalho”, finalisa César Santos.

O espaço também estará disponível para locação de eventos institucionais na área de gastronomia, como lançamentos de produtos e festas fechadas de grupos que gostam de cozinhar.

Serviço
Oficina de Chefs

Avenida Conselheiro Aguiar, 355, Galeria Porto Fino, Boa Viagem
Informações: (81) 3325.0655