quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Receita francesa é opção de doces para festas de casamento

Seja com recheio de nozes, amêndoas, avelãs ou castanhas. A receita do doce francês macaron já se tornou uma opção certa para as festas de casamento. Na feira Noivas no Paço, que aconteceu entre os dias 10 e 13 de setembro, no Shopping Paço Alfândega, o doce foi sucesso entre as pretendentes do casório. O pequeno biscoito granulado, feito de clara em pó e açúcar, pode ser encomendado em diversos sabores e com os mais variados recheios.

“Os clientes se surpreendem ao encontrar esse doce aqui em Pernambuco, já que é uma receita genuinamente francesa. Muitos não encontram mais quando voltam para o Brasil”, comenta a doceira Maria Helena Campos, 72 anos. Maria Helena começou a fazer os macarons em 2003 e desde então prepara a receita para festas e eventos, principalmente os casamentos.

“É quase impossível alguém não se apaixonar pelo macaron. É um doce leve, com um sabor delicado. Não imaginei que fosse encontrar esse doce aqui no evento”, disse a empresária Ana Maria Costa, 45 anos, que visitou a feira Noivas no Paço, evento realizado pela empresa Sierra & Kelner, que aconteceu entre os dias 10 e 13 de setembro, no Shopping Paço Alfândega.

Origem - Nascido na Itália, o macaron se origina da palavra maccherone, que quer dizer massa fina. No século XVI, o macaron foi levado para a França pela corte de Catarina de Médicis e sua receita era mantida em segredo, atendendo apenas à nobreza. As primeiras a fazer os biscoitinhos na França foram as irmãs do convento Saint-Sacrement, da cidade de Nancy.

Após a revolução francesa, em 1789, as congregações religiosas passaram a produzir macarons fora dos conventos. Inicialmente servido como um pequeno biscoito fino, o macaron recebeu a sua versão final no início do século XIX, quando o patisseur Pierre Desfontaines - da famosa Ladurée, de Paris - uniu os dois pequenos discos, colocando cremes especiais entre eles. (Fonte: gsdoces)

Serviço
Maria Helena Doces Finos
Rua José Felix Damasceno, 272, Piedade, Jaboatão dos Guararapes – PE
Telefone: (81) 3462.3026