sexta-feira, 16 de outubro de 2009

104 promove sessões gratuitas do documentário ‘Home’, do francês Yann Arthus-Bertrand

A programação de Belo Horizonte em comemoração ao Ano da França no Brasil tem possibilitado ao público mineiro o acesso a filmes, exposições, shows, recitais e diversos eventos culturais de alto nível e repercussão internacional.

Amanhã, dia 17 de outubro, a parceria do Espaço 104 com a Aliança Francesa irá proporcionar mais um momento especial para o público, com a exibição do filme ‘Home – Nosso planeta, nossa casa’, do jornalista, fotógrafo, repórter e ambientalista francês, Yann Arthus-Bertrand, no Cine 104. As sessões serão às 19h e 21h30, com entrada franca.

O documentário ‘Home, Nosso planeta, Nossa casa’, tem o objetivo de sensibilizar a opinião pública para a necessidade de preservar o planeta através da alteração de hábitos de vida. As filmagens foram entre abril de 2007 e novembro de 2008, a bordo de um helicóptero e, em aproximadamente, 54 países e 120 locações.

O lançamento foi feito, de forma inédita, pela rede social YOUTUBE, um dia antes da estréia oficial nas salas de cinema. A utilização da mídia digital teve o objetivo de alcançar a maior audiência possível para a mensagem ambientalista de Yann Arthus-Bertrand, de convencer a todos das responsabilidades individuais e coletivas com relação ao planeta. O filme foi lançado mundialmente em 05 de junho de 2009 - Dia Mundial do Meio Ambiente, em 50 países, com dublagem em 14 línguas. Há uma versão disponível na internet, via streaming.

“Em algumas poucas décadas, a humanidade interferiu no equilíbrio estabelecido no planeta há aproximadamente quatro bilhões de anos de evolução. O preço a pagar é alto e a humanidade tem somente dez anos para reverter essa situação, observar atentamente a extensão da destruição das riquezas da Terra e considerar mudanças em seus padrões de consumo”, alerta Yann.

O autor - Yann Arthus-Bertrand trabalhou para revistas como Paris Match e Geo e já cobriu os torneios de Roland - Garros, Tour de France e Paris-Dakar (nos anos 1980). Em 1994, com o patrocínio da UNESCO, iniciou um longo trabalho fotográfico sobre o estado do planeta, oferecendo imagens espetaculares do mundo a partir do céu. Este projeto, exibido em uma série para televisão, deu origem ao filme ‘La Terre vue du ciel’ [A Terra vista do Céu] e ao livro de mesmo nome, traduzido em 24 idiomas e com mais de três milhões de exemplares vendidos. O documentário ‘Home’ é seu primeiro longa-metragem e foi produzido pelo cineasta francês Luc Besson, com financiamento pelo grupo PPR (Pinault-Printemps-Redoute) dono de marcas como Yves Saint Laurent, Gucci, Puma, entre outras. 

Serviço
Apresentação do documentário ‘Home’, de Yann
Arthus-Bertrand
17 de outubro
Às 19h e 21:30h
Espaço 104 
Praça Rui Barbosa, 104, Centro, Belo Horizonte – MG
Informações: Aliança Francesa (31) 3291.5187/ 3292.6818
Entrada franca