sexta-feira, 23 de outubro de 2009

ABAP realiza encontro nacional no Recife

Qual a força regional dos mercados do Norte e Nordeste? Com o desafio de analisar essa e outras questões, a ABAP (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) realiza nesta sexta, 23, no Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, durante todo o dia, encontro nacional da entidade. Nos últimos anos essa reunião anual da entidade tem acontecido, sem interrupção, em São Paulo e em algumas regionais como Rio de janeiro, Porto Alegre, Salvador. O encontro acontece das 8h às 18h.

O presidente Luiz Lara, que aqui chegará com integrantes da ABAP de 18 estados brasileiros, ressalta “que o encontro acontecerá na capital pernambucana por que é preciso analisar a força de renda e consumo crescente do mercado local e de todo o Nordeste, que avança mais do que o restante do Brasil e, por isso, exige das agências de publicidade, uma atenção e uma linguagem de comunicação focada nos hábitos/atitudes destes consumidores”.

Durante toda a sexta-feira, as principais lideranças da publicidade brasileira, muitos destes que pilotam as maiores agências do país, farão uma avaliação do desempenho do mercado publicitário depois de passado um ano da que é considerada por muitos, a pior crise econômica dos últimos tempos. “Serão apresentados os resultados da publicidade durante os 12 meses seguintes à quebra do banco norte-americano Lehman Brothers, e ainda avaliaremos se houve ou não uma recuperação do setor”, explica Lara.

A defesa do Conselho Nacional das Normas Padrão- Cenp e a liberdade de expressão também entrarão na pauta do encontro. A reunião vai abordar ainda temas que vêm gerando polêmica como a posição da associação em relação às últimas restrições à publicidade infantil e de medicamentos.

Diante das conquistas do Brasil em sediar dois grandes eventos esportivos do mundo, a Copa, em 2014 e as Olimpíadas, em 2016, Lara afirma que a Abap já está se posicionando e tomando medidas para preparar o mercado: “Em 4 e 5 de março de 2010 realizaremos, no Rio de Janeiro, o Encontro Brasileiro de Agências de Publicidade –EBAP, cujo tema principal será o marketing para esses acontecimentos . A economia brasileira apresenta bom crescimento e a Copa e as Olimpíadas representam uma oportunidade de ouro para as agências e anunciantes”, destaca.

No encontro ainda será apresentada, pela primeira vez, uma campanha publicitária assinada em conjunto entre a ABAP e a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes). Estarão presentes, nesta reunião nacional da ABAP no Recife, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade, Luiz Lara, 18 presidentes dos capítulos estaduais da ABAP.

Aqui serão recebidos pelo presidente do Capítulo ABAP-PE, Edison Martins e pelo diretor nacional da entidade, Queiroz Filho, além de convidados de agências locais do setor integradas a entidade. Além dos debates fechados, o encontro anual da ABAP movimentará almoço para os visitantes e convidados. Também oferecerá visitas monitoradas aos integrantes da entidade para conhecimento do acervo do Instituto Ricardo Brennand, pelo Museu das Armas e pinacoteca.

Sobre a ABAP - Fundada em agosto de 1949, a ABAP, Associação Brasileira de Agências de Publicidade- Abap representa os interesses das agências de publicidade associadas junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

As agências associadas à ABAP representam 75% de todo o investimento publicitário brasileiro em mídia, movimentando cerca de 3.200 profissionais e 4.100 clientes. É considerada a maior entidade do setor na América Latina. A ABAP tem Capítulos Estaduais em 18 Capitais e está presente em 26 Estados e no Distrito Federal.

Serviço
Reunião anual da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP)

23 de outubro
Das 12h às 14h e das 14h às 18h
Instituto Ricardo Brennand
Engenho São João, s/n, Várzea, Recife – PE